Confira !!
Foi recentemente elaborado porque o suporte FreeSync sobre HDMI não está chegando aos drivers de código aberto, pelo menos ainda não ... Isso decorre da decisão do HDMI Forum de impedir o acesso público à especificação HDMI, que em por sua vez está prejudicando os drivers gráficos de código aberto.
Com a especificação HDMI não sendo mais pública, mas apenas para "HDMI Adopters" está complicando o suporte do driver GPU open-source. Mesmo para aqueles que fazem parte do HDMI Forum, como a AMD, por sua vez, não pode fornecer uma implementação de código aberto de recursos cobertos pela especificação fechada para, por sua vez, abrir potencial e indiretamente seus aspectos para o público.
Esta situação parece ser o principal bloqueador de porque o FreeSync com o driver de kernel AMDGPU Linux de código aberto funciona apenas com DisplayPort e não conexões HDMI, o que persistentemente tem sido uma das principais questões em relação ao suporte do FreeSync Linux e suas deficiências atuais.
As restrições atuais da especificação HDMI colocam em risco muitas das funcionalidades HDMI avançadas, como HDMI 2.1, de serem implementadas nos drivers gráficos de código aberto.
A Fundação X.Org está solicitando ao HDMI Forum para pelo menos permitir que algumas informações de especificação HDMI 2.1 sejam divulgadas publicamente para que os drivers gráficos de código aberto, por sua vez, possam (legalmente) implementar a funcionalidade.
Esperemos que isso funcione em 2021 ... Enquanto isso, lembre-se disso ao decidir as preferências do DisplayPort vs HDMI!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário