FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.12 deve ver o suporte de perfil de plataforma ACPI para alterar os níveis de energia / térmico do sistema

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

O Kernel Linux 5.12 deve ver o suporte de perfil de plataforma ACPI para alterar os níveis de energia / térmico do sistema



Confira !!


Graças às melhorias contínuas de upstream que estão sendo buscadas pela Lenovo como parte de seu esforço para aprimorar o suporte ao produto, a árvore de gerenciamento de energia do Linux pegou a implementação inicial do ACPI Platform Profile para beneficiar dispositivos mais novos, como laptops Lenovo.

O suporte ao ACPI Platform Profile visa modificar o perfil operacional do sistema para controlar as características dos níveis de energia / desempenho, térmico e comportamento da velocidade do ventilador. O suporte ao perfil de plataforma ACPI do kernel Linux permite que o perfil operacional seja modificado por meio de sysfs.

O conceito geral é semelhante ao encontrado no Linux 5.11 com o suporte para "dicas de carga de trabalho" INT340X da Intelmas, em vez de ser apenas Intel SoCs, isso ocorre no nível da plataforma para todo o dispositivo em hardware compatível (mais recente).

Por meio de / sys / firmware / acpi / platform_profile, o perfil de plataforma desejado pode ser escrito se o sistema deve ser preparado para o melhor desempenho ou otimizado para eficiência térmica / energética. A interface / sys / firmware / acpi / platform_profile_choices relatará as opções de perfil de plataforma disponíveis para um determinado sistema. Os modos básicos são baixo consumo de energia, frio, silencioso, balanceado e desempenho.

Construindo essa infraestrutura comum de Power Platform, os patches estão pendentes para que o driver ThinkPad ACPI possa usá-lo. Os dispositivos Lenovo com DYTC Versão 5 ou mais recente suportam a capacidade de Perfil de Plataforma. Com o tempo, outros fornecedores de hardware provavelmente farão uso da funcionalidade Platform Profile também e parece que houve algum interesse da Dell, enquanto a Lenovo está promovendo esses patches em cooperação com a Red Hat.

No espaço do usuário, existem patches pendentes para o Power Profiles Daemon para fazer uso da nova interface. Também se fala em ligar potencialmente esta funcionalidade de perfil de plataforma a outros recursos contínuos, como proximidade de volta, para evitar a execução no modo de desempenho (quente) se o laptop estiver funcionando em suas pernas.

O suporte do Perfil de Plataforma foi enfileirado no branch do Git de última geração do linux-pm e, por sua vez, deve passar para "-next" após o teste. Portanto, para o lançamento do Linux 5.12 na próxima primavera deve haver esta infraestrutura mais pelo menos o suporte ao driver ThinkPad ACPI.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário