FERRAMENTAS LINUX: Um vazamento gigante pode ter exposto dados de quase todos os brasileiros

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Um vazamento gigante pode ter exposto dados de quase todos os brasileiros

Confira !!


Na manhã da última terça-feira (19), o laboratório de cybersegurança dfndr lab, que é uma statup do laboratório de cybersegurança da psafem fez a divulgação de um enorme vazamento que foi feito em um banco de dados do Brasil e esse vazamento pode ter exposto o números de CPF e outras informações confidênciais de milhões de pessoas.

Segundo os especialistas que usam técnicas de IApara fazer a identificação de inks maliciosos e de fake news os dados que foran vazados  conte´m as informações de 104 milhões de veículos e cerca de 40 milhões de empresas, podendo assim vulnerabilizar até cerca de 220 milhões de pessoas.

As informações que estavam contidas no banco de dados que foi comprometido incluem dacos como:  nome, data de nascimento e CPF de quase todos os brasileiros, inclusive de autoridades.  Emilio Simoni, diretor da dfndr lab em um comunicado a imprensa, explicou que o maior risco é que os dados colhidos sejam usados em golpes  de phishingm onde uma pessoa é induzida a fornecer informações em páginas falsas.

Já as informações obtidas dos 104 milhões veículos revelam informações como:  múmero de chassi, placa, município, cor, marca, modelo, ano de fabricação, cilindradas e até o tipo de combustível utilizado. já no cads das pessoas jurídicas, as informações que foram vazadas são : CNPJ, razão social, nome de fantasia e data de fundação.

De acordo com simioni, essas informações colhidas por serem  de enorme importância para o mrercado, acredita-se que serão vendidas em algum fórum da dark web, enquanto parte dasbases é disponibilizada para testagem. segundo ele, os cybercrimiosos  vendem os “dados mais aprofundados, como e-mails, telefones, dados de poder aquisitivo e ocupação das pessoas afetadas”.

Vale antentar que no comunicado da psafe, não é informado o nome da empresa envolvida no vazamentto e nem as como essas informações foram vazadas , ou seja, se foi  falha de segurança, invasão hacker ou acesso facilitado E de acordo com a nova Lei de Segurança e Proteção de Dados (LGPD), podem acontecer multa no valor de 50 milhões de reais por infrações desse tipo.



Fonte

Até a próxima !!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário