FERRAMENTAS LINUX: O novo codec de voz Lyra + AV1 do Google visa bate-papos com vídeo em modems de 56 kbps em 2021

domingo, 28 de fevereiro de 2021

O novo codec de voz Lyra + AV1 do Google visa bate-papos com vídeo em modems de 56 kbps em 2021


Confira !!


A equipe de IA do Google anunciou "Lyra" como um codec de taxa de bits muito baixa para compressão de voz projetado para casos de uso como WebRTC e outros chats de vídeo ... Com uma taxa de bits tão baixa que quando combinada com codec de vídeo AV1 pode permitir chats de vídeo em conexões de Internet de 56 kbps.

Os engenheiros do Google anunciaram formalmente Lyra na quinta-feira como este novo codec para desafiar empresas como a Opus. Lyra aproveita o aprendizado de máquina para torná-lo adequado para fornecer compressão de voz com taxa de bits extremamente baixa.

O anúncio de Lyra do Google observou: "Lyra é atualmente projetada para operar a 3kbps e testes de escuta mostram que Lyra supera qualquer outro codec nessa taxa de bits e é comparada favoravelmente ao Opus a 8kbps, alcançando assim uma redução de mais de 60% na largura de banda. Lyra pode ser usado sempre que as condições de largura de banda são insuficientes para taxas de bits mais altas e os codecs de taxas de bits baixas existentes não fornecem a qualidade adequada. "

Ao aproveitar o aprendizado de máquina, o Google observou que pretendia torná-lo muito justo",Treinamos Lyra com milhares de horas de áudio com alto-falantes em mais de 70 idiomas, usando bibliotecas de áudio de código aberto e, em seguida, verificando a qualidade do áudio com ouvintes especializados e crowdsourced. Um dos objetivos de design de Lyra é garantir experiências de áudio de alta qualidade universalmente acessíveis. Lyra treina em um amplo conjunto de dados, incluindo falantes em uma miríade de idiomas, para garantir que o codec seja robusto para qualquer situação que possa encontrar. "

Como parte do anúncio do Google AI Blog, eles também detalharam como o emparelhamento de Lyra com AV1 poderia permitir o suporte de bate-papo por vídeo para aqueles que ainda usam modems de 56 kbps",Lyra pode ser usado em ambientes de nuvem, permitindo que usuários com vários recursos de rede e dispositivo conversem perfeitamente uns com os outros. O emparelhamento do Lyra com novas tecnologias de compressão de vídeo, como AV1, permitirá que os chats de vídeo ocorram, mesmo para usuários que se conectam à Internet por meio de um modem discado de 56 kbps. ".






Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário