Confira !!
Imediatamente após a publicação dos patches de ativação do Linux para CXL 2.0 e isso continuou nos meses seguintes, após várias rodadas de patches . Esse código CXL 2.0 inicial agora está programado para integração com o kernel Linux 5.12.
O foco inicial do Compute Express Link 2.0 para o kernel Linux foi no suporte a dispositivos de memória Type-3.
O suporte ao dispositivo de memória CXL 2.0 tipo 3 sendo desenvolvido primeiro é para servir como um expansor de memória para RAM ou memória persistente e pode, opcionalmente, ser intercalado com outros dispositivos CXL.
Pela falta de qualquer hardware CXL 2.0, mesmo dentro dos limites da Intel, Widawsky elaborou esse código de ativação inicial graças a escrever o suporte em torno da especificação dentro do QEMU para emulação.
Quanto ao estado inicial deste suporte de dispositivo de memória CXL 2.0 Tipo 3 buscando inclusão no Linux 5.12, " Em termos de por que mesclar este driver inicial agora, ele estabelece funcionalidade suficiente para enumerar esses dispositivos e emitir todos os comandos administrativos. Ele define um linha de base v5.12 para desenvolver a funcionalidade de ordem superior mais complicada, como intercalação de dispositivo de memória, suporte de memória persistente e hotplug que se enreda com ACPI, LIBNVDIMM e PCI. O foco desta versão é estabelecer o UAPI ioctl para os comandos de gerenciamento. NVME, há um conjunto de comandos padrão, bem como a possibilidade de comandos específicos do fornecedor. "
A solicitação inicial de pull CXL 2.0 deste código preliminar foi enviada pelo correio ontem e está aguardando a ação de Linus Torvalds para puxá-lo durante a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.12 em andamento.
Além da Intel, o Compute Express Link tem ampla adoção pela indústria com empresas como Google, Microsoft, HPE, Cisco, Dell EMC e muitos outros - incluindo AMD - apoiando o padrão de interconexão. Ainda vai demorar um ou dois anos antes que o hardware CXL 2.0 esteja amplamente disponível, então ainda há muito tempo para obter o suporte ao Linux totalmente quadrado.
Para os interessados no CXL, há também esta apresentação do FOSDEM 2021 de Ben no início deste mês, que descreveu como ele executou a criação do CXL 2.0 usando QEMU para emulação e como a especificação ainda estava sendo definida.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário