FERRAMENTAS LINUX: Os últimos acontecimentos em firmware / Coreboot de código aberto AMD no início de 2021

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Os últimos acontecimentos em firmware / Coreboot de código aberto AMD no início de 2021

 


Confira !!


Enquanto a AMD vem esmagando no que diz respeito ao desempenho do Linux e geralmente oferecendo um bom suporte no dia do lançamento, a única área que muitos defensores do Linux / código aberto estão ansiosos e esperançosos de ver mudanças em torno do suporte ao Coreboot e, idealmente, do suporte ao firmware de código aberto tal como reabrindo o AGESA. Tanto dentro quanto fora da AMD, continua havendo trabalho nessa direção.

Piotr Król e Michał Żygowski da empresa de consultoria 3MDEB apresentaram no FOSDEM Online 2021 deste fim de semana sobre os últimos acontecimentos até agora neste ano na frente de firmware de código aberto da AMD.

A maior parte do trabalho externo visível da AMD em torno de qualquer suporte de firmware / Coreboot de código aberto foi na frente do Chromebook, graças a ver os Chromebooks com tecnologia AMD e o Google obrigando o uso do Coreboot. Assim, como observado antes, tem havido trabalho do AMD Picasso para o Coreboot enquanto ainda se apega ao AGESA binário e não muito na cobertura da placa-mãe fora dos dispositivos Chromebook.

Além do trabalho de Picasso, há suporte para AMD Cezanne e suporte para Majolica em análise para suporte ao AMD Ryzen 5000 series mobile com Coreboot. Mais uma vez, aparentemente para os próximos dispositivos Chromebook.

Uma observação feita durante a apresentação foi que, " apesar de não haver patches @ amd.com subindo, a equipe que contribui para o Coreboot é oficialmente contratada pela AMD " e "parabéns aos nossos amigos OSF que se juntaram à AMD, já estamos agindo mais rápido . "

Também empolgante do 3MDEB," Há uma chance de que os servidores AMD também obtenham suporte [de firmware de código aberto]. "Quanto a isso, existe o Projeto X como um Coreboot / Oreboot de código aberto para o AMD Zen . O proeminente desenvolvedor de Coreboot Ron Minnich do Google tem trabalhado naquele suporte Oreboot baseado em Rust totalmente aberto inicialmente para AMD EPYC com a placa de referência de Roma. Mas a esperança é, em última análise, oferecer suporte a pelo menos um quadro de desenvolvedores mais acessível e ver o que acontece, mas por enquanto é uma implementação mínima. A apresentação OSFC de Minnich do ano passado está incorporada abaixo para obter mais detalhe


pure open source on an AMD Zen - Ronald g. minnich from Open Source Firmware Conference on Vimeo

Outra área em que a AMD está fazendo progresso no firmware de código aberto, embora no espaço do servidor, é no suporte ao OpenBMC .

Aqueles que desejam aprender mais sobre os pensamentos e experiência da 3MDEB sobre os acontecimentos de firmware AMD de código aberto podem ver este conjunto de slides (PDF) do FOSDEM 2021. Resumindo, há trabalho acontecendo, embora principalmente no espaço do servidor e do Chromebook neste momento, mas esperamos por mais surpresas no futuro.





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário