FERRAMENTAS LINUX: A IBM lança as atualizações de última hora do POWER10 para o compilador GCC 11

segunda-feira, 22 de março de 2021

A IBM lança as atualizações de última hora do POWER10 para o compilador GCC 11

 


Confira !

Além do ajuste de última hora do AMD Zen 3 "znver3" no GCC 11 , também chegando bastante tarde estão agendando atualizações para o GNU Compiler Collection em torno do destino do processador IBM POWER10.

O suporte inicial do POWER10 para o compilador GCC já está fermentando há dois anos. Mesmo antes de a IBM anunciar formalmente o POWER10, o trabalho de ativação começou em 2019 como o "futuro" destino do processador POWER e POWERXX . Desde então, o trabalho para garantir um bom suporte ao POWER10 ISA continuou e com o GCC 11 deve estar em boa forma.

O trabalho mais recente são as atualizações de agendamento do POWER10 e custos adicionais de instrução que foram combinados na sexta à noite. Isso deve ajudar a garantir que o compilador GCC tome decisões mais otimizadas ao direcionar o POWER10.

Até agora, a descrição de agendamento para POWER10 era uma cópia do POWER9, mas agora foi melhor adaptada para as mudanças no ISA. Os comentários do código confirmam que o POWER10 agora pode despachar até 8 iops por ciclo em vez de 6 iops por ciclo com o POWER9. O POWER10 tem um máximo de 4 VSU / 2 Carga / 2 Armazenamentos por ciclo. Detalhes sobre as mudanças do POWER10 na íntegra podem ser encontrados através deste commit .

É ótimo continuar a ver a IBM ser muito pontual com seu suporte ao compilador POWER10, que vem crescendo há dois anos. Esses processadores POWER de 7nm devem começar a ser enviados em H2'2021 - pelo menos esse era o plano em novembro passado, embora não esteja claro se houve atrasos como resultado da escassez de chips em curso, etc. Será interessante ver como esses processadores POWER10 podem competir com EPYC 7003 Milan e Processadores Ice Lake Xeon.








Até a próxima !



Nenhum comentário:

Postar um comentário