Confira !!
No final do ano passado, o FreeBSD importou um módulo de kernel no WireGuard . A porta inicial do WireGuard para o FreeBSD foi considerada de baixa qualidade de código e feita sem muito envolvimento dos desenvolvedores upstream do WireGuard. Esse código do kernel do FreeBSD WireGuard está agora em processo de substituição por uma implementação muito melhor.
O desenvolvedor líder do WireGuard, Jason Donenfeld, explicou a situação hoje em um e-mail: " Algum tempo atrás, um fornecedor de firewall popular encarregou um desenvolvedor de escrever uma implementação do WireGuard para o FreeBSD. Eles não se preocuparam em entrar em contato com o projeto ... Então, em algum ponto , qualquer código que fosse incorporado à árvore do FreeBSD e o desenvolvedor encarregado de escrevê-lo continuasse. "
Mais recentemente, os desenvolvedores upstream do FreeBSD, Matt Dunwoodie que trabalhou no porte OpenBSD do WireGuard, e Donenfeld começaram a colaborar em uma implementação aprimorada que também seria compatível com as ferramentas upstream do WireGuard do espaço do usuário. Donenfeld continuou, " nós três nos aprofundamos e retrabalhamos completamente a implementação de cima a baixo, cada um de nós empurrando commits e passando pelo código para garantir a correção. O resultado foi [ este commit ]. Foi um esforço incrível. A colaboração foi muito rápida e emocionante. Matt e Kyle são programadores fantásticos e divertidos de trabalhar também. "
Portanto, o tronco do FreeBSD agora tem a implementação de kernel WireGuard mais recente a partir de hoje. Esse código é muito mais fácil de manter e está em um estado melhor do que o WireGuard em outras plataformas.
Infelizmente, devido ao tempo e com o FreeBSD 13.0-RELEASE previsto para o final do mês, não parece que este novo módulo WireGuard será habilitado para o lançamento. Da mesma forma, devido aos problemas com o módulo WireGuard anterior, ele provavelmente será enviado desabilitado no FreeBSD 13.0. Provavelmente estará no FreeBSD 13.1 agora, onde este novo módulo WireGuard está pronto para brilhar, mas os usuários / desenvolvedores interessados devem ser capazes de fazer o back-port para 13.0-RELEASE se assim desejarem.
Mais detalhes sobre este novo porte do WireGuard para o FreeBSD através da lista de discussão
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário