FERRAMENTAS LINUX: Alan Turing é Homenageado em uma cédula de Є 50

quinta-feira, 25 de março de 2021

Alan Turing é Homenageado em uma cédula de Є 50

Confira !!

 Alan Turing (1912-1954), o pai da computação é homenageado em uma cédula de Є 50

A nota foi apresentada no Banco da Inglaterra (hoje 25) e ela entrará em circulação no dia 23 de Junho de 2021.  Alan Turing foi um mátemático, cientista de computação, criptoanalista, filósofo e biólogo britânico considerado um dos pais da computação moderna.

Os artigos acadêmicos de Turing podem ser considerados como a base para a Inteligência Artificial, além do funcionamento dos computadores.

Na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), Turing foi um dos responsáveis pela criação da Máquina de Turing, responsável pela decodificação das mensagens inimigas vindas da Máquina Enigma, fto que foi mostrado no filme cinebiográfico O Jogo da Imitação (2015).

Por ser Homosexual, Turing atualmente é visto como um símbolo do movimento  LGBTQ+, devido às leis do Reino Unido que até algumas décadas atrás ainda estavem em vigor, Turing foi acusado de "indecência repulsiva" e ele recebeu injeções para castração química.

No ano de 1954, Alan turing morreu sob circunstâncias ainda pouco esclarecidas, embora apresentem pistas de que foi suicídio. Em 2013, alan Turing Recebeu o perdão oficial da Coroa Britânica da Rainha Elizabeth II.

A Cédula :

A nova cédula de Є 50, é a última que estava em circulação a ser substituída por um modelo de uma cédula de polímero, já que as cédulas de papel são falsificadas com maior facilidade,


Curiosidades: 

- A foto do cientista na cédula foi tirada em 1951.

- A cédula possui uma fórmula matemática.

- A cédula mostra um equipamento que foi projetado por Alan Turing.

- A data de nascimento de Alan Turing aparece em código binário.

- A cédula mostra uma frase que foi dita por Turing após a guerra "Isso é apenas um gosto antecipado do que está por vir, apenas uma sombra do que será".

- O símbolo de identificação de veracidade da nota apresenta um novo design que lembra um chip de computador.


Jeremy Fleming, o diretor de comunicações do governo disse: "Não é só uma celebração por seu gênio científico, que ajudou a encurtar a guerra e influenciar a tecnologia que usamos hoje. A nota também confirma o seu status como uma das figuras LGBTQ+ mais icônicas do mundo. (...) Seu legado é uma lembrança do valor de abraçar todos os aspectos da diversidade, e também o trabalho que ainda temos pela frente para sermos realmente inclusivos"

Sem dúvida alguma uma bela homenagem.






Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário