FERRAMENTAS LINUX: O Crocus: está trabalhando no Gallium3D para os gráficos antigos da Intel

quarta-feira, 24 de março de 2021

O Crocus: está trabalhando no Gallium3D para os gráficos antigos da Intel


 Confira !!

Levantado durante a recente discussão sobre a remoção dos drivers clássicos do Mesa da árvore principal este ano é que ainda existe um esforço para tentar criar um driver Intel Gallium3D para gráficos pré-Broadwell mais antigos, servidos atualmente apenas pelo driver clássico i965. Esse esforço do Crocus continua a ser trabalhado, mas ainda não é a linha principal.

O Crocus é o driver Gallium3D em desenvolvimento focado em gráficos Intel Gen4 (chipset i965) por meio de gráficos Gen7 / Gen7.5 com Haswell. O moderno driver Iris Gallium3D da Intel é o que fornece suporte OpenGL para gráficos Gen8 Broadwell e mais recentes.

O Crocus começou como um fork do código Intel Iris de um ano atrás e depois se estendeu para trás com foco no hardware Gen4 ao Gen7 Intel. O esforço foi iniciado por Ilia Mirkin, que é conhecido por suas contribuições para o driver Nouveau, enquanto o conhecido desenvolvedor de driver gráfico de código aberto David Airlie também esteve envolvido neste esforço. Enquanto isso, para os gráficos anteriores ao Gen4, existe o i915g, embora não haja nenhuma atividade real em anos devido à idade do hardware e à utilidade limitada nos dias de hoje.

  
O Crocus pode deixar alguns gráficos antigos da Intel que remontam à série GMA 3000 viver um pouco mais no Mesa ...


O driver Crocus Gallium3D continua a ser hackeado, mais recentemente, apenas algumas horas atrás. O código é mantido por meio do branch Crocus de Airlie, pelo menos até que seja feita uma tentativa de fazer o mainline do código upstream no Mesa.

O código permanece um trabalho em andamento e, portanto, ainda não está alinhado. Junto com David Airlie e Ilia Mirkin, o ex-desenvolvedor de código aberto da Intel Eric Anholt também tem contribuído com alguns patches para o Crocus. Os desenvolvedores da Intel não têm contribuído oficialmente para este driver, com Broadwell indo tão longe quanto seus interesses de suporte atuais no espaço Iris ou Skylake com sua pilha de computação.






Fonte

Até a próxima !!







Nenhum comentário:

Postar um comentário