Outro recurso adicionado à grande atualização do desktop GNOME 40 é um back-end nativo sem interface para Mutter e a capacidade de criar monitores virtuais com facilidade.
Este back-end nativo sem cabeça que foi incorporado hoje ao Mutter do GNOME 40 permite a execução do back-end nativo sobre um nó de renderização em uma configuração sem cabeça sem uma tela física anexada. Como parte desse back-end nativo sem cabeça também está a capacidade de criar monitores virtuais por meio de opções de linha de comando para depuração e outros fins. Isso também permite a criação de fluxos PipeWire de monitor virtual. Monitores virtuais podem ser usados fora do back-end nativo sem cabeça, mas o back-end sem cabeça depende de monitores virtuais.
Vários monitores virtuais podem ser criados para uma única sessão. Um exemplo do novo suporte de Mutter para saída de monitor virtual sem cabeça é via mutter --wayland --headless --virtual-monitor 1920x1080 . A saída do monitor virtual pode ser visualizada via streaming com PipeWire.
Pelo menos por enquanto, esse suporte de monitor virtual / headless parece ser principalmente para fins de depuração, mas também pode ser útil a tempo para CI e funcionalidades semelhantes.
Mais detalhes sobre este back-end nativo sem cabeça para GNOME 40 Mutter podem ser encontrados por meio deste pedido de mesclagem que foi mesclado esta manhã. O desenvolvedor de longa data do GNOME, Jonas Ådahl, da Red Hat, é responsável por esta última adição que chega com mais de cinco mil linhas de código.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário