Confira !!
Em 2019, relatei que a Intel apresentaria um novo SoC denominado "Lighting Mountain" para ser usado como processador de rede e para outros casos de uso. A Intel trouxe o código do kernel Linux inicial para Lightning Mountain em 2019, mas desde então o código já começou a cair em mau estado, enquanto parece que foi punido como parte da aquisição da MaxLinear no ano passado da Intel Home Gateway Platform Division ou de outra forma como resultado disso, foi cancelado.
Não há muito o que relatar para Lightning Mountain desde que o lote inicial de código subiu em 2019 e, no ano passado, havia apenas mais alguns vestígios de Lightning Mountain (LGM) subindo em relação ao SoC Gateway SoC da Intel. Por outro lado, não é uma área incrivelmente empolgante do ponto de vista técnico, com Lightning Mountain sendo um design baseado em Airmont de 14 nm.
Esta semana fomos lembrados do Lightning Mountain quando esta mensagem chegou à lista de discussão do kernel: Intel, por favor, mantenha seus drivers Re: [PATCH] leds: lgm: fix gpiolib dependency . O desenvolvedor de kernel upstream de longa data, Pavel Machek, do SUSE, estava reclamando publicamente da Intel sobre uma falha de compilação do driver para o código do LED Lightning Mountain, além de "há mais para consertar lá", enquanto observava que o autor original da Intel parece ter ido embora ou de outra forma inacessível por meio de seu endereço da Intel .
Seguindo o que o engenheiro da Intel, Adam Borowski, renomeou a thread para que o MaxLinear, mantenha os seus drivers e observa : "Eu perguntei por aí e fui informado que Mallikarjuna foi "vendido" para a MaxLinear, junto com o resto da Divisão de Casa Conectada. Ele provavelmente ainda trabalha nisso, apenas sob uma bandeira diferente. Infelizmente, nenhuma ideia sobre seu endereço MaxLinear. "
Seguindo isso, Pavel propôs um patch marcando o driver Intel Lightning Mountain LED como" QUEBRADO ", a menos que MaxLinear acabe se preparando para manter o código do kernel Intel anterior. Veremos se MaxLinear se esforça para manter este código Lightning Mountain ou se este SoC baseado no Airmont foi discretamente descartado devido à falta de rotatividade de código para os drivers Linux.
Foi em abril de 2020 que a MaxLinear anunciou que iria adquirir a divisão Home Gateway Platform da Intel por aproximadamente US $ 150 milhões e o negócio foi concluído em agosto. Portanto, continuaremos monitorando para ver se há algum movimento neste código de Lightning Mountain para o kernel Linux ou se ele vai acabar seguindo o caminho do código do Intel MID . .
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário