FERRAMENTAS LINUX: O Linux parece finalmente remover o seu suporte ao driver IDE Legacy

sábado, 20 de março de 2021

O Linux parece finalmente remover o seu suporte ao driver IDE Legacy

 

Confira !!

É 2021 e os patches propostos pelos desenvolvedores upstream finalmente removeriam o código de driver IDE legado do Linux.

O código proposto é para remover o suporte do driver IDE legado da árvore do kernel principal, provavelmente começando com o kernel 5.13, assumindo que tudo corra conforme o planejado. Há dois anos, o código do driver IDE legado foi descontinuado e marcado para remoção em 2021 ... Agora estamos em 2021, então Christoph Hellwig está seguindo em frente e procurando removê-lo.


É importante notar que esta remoção é apenas sobre o suporte do driver IDE legado. O suporte IDE em si ainda estará disponível nas versões modernas do kernel Linux por meio da camada libata, com a qual quase todos os usuários já contam há muitos anos, embora ainda usem dispositivos IDE


O kernel do Linux por muito tempo - mais de uma década, indo para duas décadas - confiou no caminho da libata para um suporte muito melhor. O código libata permanecerá por aí enquanto o suporte de driver IDE anterior é o que está programado para remoção.


Hellwig observou na quinta-feira a remoção do driver do ide legacy :

há algum tempo tentamos nos livrar do driver de ide legado e, finalmente, agendamos uma remoção para 2021, que já tem três meses.

Em geral, as distros e a maioria dos defconfigs mudaram para libata há muito tempo, mas há algumas exceções. Esta série primeiro muda todos os defconfigs restantes para usar libata e, em seguida, remove o driver ide legado.

libata cobre principalmente todo o hardware suportado pelo driver ide legado. Existem três drivers mips que não são suportados, mas a lista linux-mips não conseguiu identificar nenhum usuário deles. Também existem dois drivers m68k que não possuem equivalentes libata, que podem ou não ter usuários, então vamos precisar de alguma entrada e possivelmente ajuda da

comunidade m68k aqui.

Portanto, embora ainda possa haver algumas plataformas de hardware legado de nicho ainda fazendo uso do driver IDE legado, removê-lo traz benefícios claros ao tornar o kernel mais leve em cerca de 41k + linhas de código e permitir mais limpezas no kernel do Linux camada de bloco.




>



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário