FERRAMENTAS LINUX: O Radeon ROCm atualiza a documentação reforçando o foco em cargas de trabalho sem interface e sem interface do usuário

terça-feira, 2 de março de 2021

O Radeon ROCm atualiza a documentação reforçando o foco em cargas de trabalho sem interface e sem interface do usuário

 

Confira !!

A documentação de computação de código aberto Radeon ROCm foi atualizada para definir mais claramente o que já estava implícito: seu foco é em computação para cargas de trabalho sem interface e sem interface gráfica e não em OpenCL ou computação para aplicativos convencionais de desktop.

Adicionado na semana passada ao arquivo README principal no repositório ROCm está um aviso de que a plataforma AMD ROCm se destina a ser uma "pilha de computação para implantações de sistema sem comando" e não focada em aplicativos de software baseados em GUI. Isso não parece ser uma mudança na política, mas apenas deixando claro que seu foco está em HPC e outras implantações sem controle - não necessariamente em permitir que você tenha uma boa pilha de computação OpenCL para nomes como Blender, Darktable, DaVinci Resolve e outros programas de desktop GUI usando OpenCL..


Este aviso claro na página ROCm GitHub parece resultar de reclamações recentes sobre problemas de ROCm no Blender OpenCL.

Enquanto isso, na semana passada, a equipe de suporte ROCm ainda não comentou sobre o suporte RDNA 2 para ROCm. O driver empacotado do software Radeon para Linux fornece atualmente um driver de computação OpenCL baseado em ROCm para processadores gráficos Navi 2x, mas ainda não é suportado pelo código ROCm de código aberto principal no GitHub. Da mesma forma, os processadores gráficos RDNA / Navi originais também ainda não são suportados pelo ROCm upstream quase dois anos após o lançamento das placas gráficas.

Com o ROCm, eles se concentram principalmente em CDNA e outras placas gráficas focadas em estações de trabalho, em vez de GPUs de consumidor, o que é uma pena se você esperava usar uma GPU da série Radeon RX 6000 (ou RX 5000) novinha em folha para computação pessoal e básica precisa. Ouvimos há meses sobre o ROCm para RDNA sendo trabalhado, embora sem um cronograma claro. Na versão atual do ROCm 4.0, as GPUs oficialmente suportadas incluem os processadores gráficos GFX9 / Vega e CDNA / MI100. Também há suporte não totalmente suportado / não oficial para GPUs Radeon Polaris e o Havaí.

Enquanto para usuários de RDNA há o driver OpenCL empacotado com o driver Radeon Software para Linux, esse pacote de driver permanece focado nas distribuições Linux corporativas como CentOS / RHEL, SUSE Linux Enterprise e versões Ubuntu LTS. Sua milhagem pode variar em outras distribuições Linux fora dessas versões focadas em empresas para, pelo menos, ser capaz de fazer com que os componentes do espaço do usuário funcionem como o driver OpenCL.

Seria ótimo se o ROCm fosse uma plataforma de computação de código aberto universal em todo o hardware Radeon e com todas as cargas de trabalho em mente, mas no momento não é. Para aqueles que usam placas gráficas de consumidor AMD Radeon e gostam de Blender OpenCL ou outras cargas de trabalho de computação voltadas para desktop, sua maior esperança se resume a esses projetos que adicionam back-ends Vulkan no futuro,O suporte OpenCL "Clover" do Mesa fica em melhor forma e / ou projetos como o CLVK e CLSPV amadurecendo para uso em produção para rodar OpenCL sobre drivers Vulkan. Ver mais programas de software começando a usar Vulkan para computação seria esplêndido, bem como OpenCL-sobre-Vulkan se tornando viável, dado o quão maduros, excelentes e difundidos os drivers de código aberto Vulkan estão atualmente no desktop Linux sem ter que recorrer à instalação componentes extras como ROCm, Intel Compute Runtime / IGC ou outros pacotes não padrão.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário