FERRAMENTAS LINUX: O CPU Cluster Scheduler continua a ser trabalhado para Linux com resultados promissores

quinta-feira, 22 de abril de 2021

O CPU Cluster Scheduler continua a ser trabalhado para Linux com resultados promissores

 

Confira !!

Os engenheiros da HiSilicon continuam trabalhando em um agendador de cluster que pode ajudar no desempenho de certas plataformas x86 e ARM no Linux.

O HiSilicon tem buscado este "agendador de cluster" para o kernel Linux, a fim de melhorar o desempenho do chip de servidor ARM Kunpeng 920 que tem seis ou oito clusters por nó NUMA e cada cluster sendo composto de quatro núcleos de CPU com acesso de cache L3 compartilhado entre os clusters. Mas também existe a possibilidade desse escalonador ajudar alguns hardwares x86, como o Jacobsville da Intel é conhecido por seus clusters de núcleos Atom.

O kernel HiSilicon Linux funciona agora até sua sexta rodada de patches para expor essa topologia e ter um agendador de CPU para lidar de maneira adequada / eficiente com o layout. O objetivo com o planejador é espalhar tarefas não relacionadas entre os vários clusters para reduzir a contenção e, em seguida, também reunir tarefas relacionadas dentro de um cluster para melhorar a afinidade do cache.

Com benchmarks mostrados pelos engenheiros da HiSilicon, os patches do planejador testados no SoC do servidor Kunpeng 920 foram capazes de ver o desempenho do benchmark de memória Stream melhorar em mais de 20% em comparação com o kernel padrão. Os patches sob o sinalizador "solicitação de comentários" neste estágio exporiam a funcionalidade do agendador de cluster com a opção de compilação SCHED_CLUSTER Kconfig.

Embora o foco principal da HiSilicon seja obviamente o suporte a ARM, há um patch adicionado à série de um engenheiro do Intel Linux para lidar com esta funcionalidade SCHED_CLUSTER para x86 também. Essas otimizações de cluster provavelmente terão mais importância no avanço com novas plataformas de hardware.

Aqueles que desejam se aprofundar neste trabalho atual do HiSilicon no agendador de cluster do Linux podem encontrar os patches na lista de discussão do kernel .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário