FERRAMENTAS LINUX: O Flatpak 1.11.1 traz mudanças para o Steam, um melhor suporte para os programas de linha de comando

terça-feira, 27 de abril de 2021

O Flatpak 1.11.1 traz mudanças para o Steam, um melhor suporte para os programas de linha de comando

 

Confira !!


O Flatpak 1.11.1 foi lançado na manhã do dia 26,  como o primeiro passo de desenvolvimento para o eventual lançamento estável do Flatpak 1.12.

Sendo a primeira versão de desenvolvimento da nova série, Flatpak 1.11.1 traz algumas mudanças de recursos notáveis. Uma das mudanças no Flatpak 1.11.1 que vale a pena mencionar é permitir que sub-sandboxes tenham um / usr e / ou / app diferente . Este recurso está sendo usado inicialmente pelo esforço Flatpak Steam para lançar jogos dentro de seu próprio tempo de execução de contêiner, aparecendo como um / usr substituído . Basicamente, ser capaz de lidar com o Steam Linux Runtime em um ambiente de sandbox Flatpak.

Flatpak 1.11.1 também tem melhor suporte para programas de interface de usuário de texto / linha de comando, como o GNU Debugger (GDB) e editor de texto Nano. O problema até agora era a variável de ambiente "TERM" não ser exposta ao software contido, o que quebrou programas baseados em Ncurses. Com o TERM agora aprovado no Flatpak-Enter, os gostos do GDB e Nano devem funcionar dentro do Flatpak.





O Flatpak 1.11.1 agora também compartilha o mesmo diretório / tmp e $ XDG_RUNTIME_DIR entre todas as instâncias do mesmo software de ID de aplicativo. Também há suporte opcional para compartilhar o mesmo diretório de memória compartilhada / dev / shm .

Esta versão de desenvolvimento também contém correções para falhas de teste em hardware não x86_64 e uma variedade de outras correções. Downloads e mais detalhes sobre este marco de desenvolvimento em direção ao Flatpak 1.12 podem ser encontrados via GitHub .






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário