Confira !!
Espera-se que o GCC 11 seja lançado na próxima semana após seus recentes candidatos a lançamento.
Atualmente, estou trabalhando em mais benchmarks do compilador GCC 11 (e LLVM Clang 12) para publicação nos próximos dias, enquanto os destaques desta versão estável inaugural do GCC 11.1 incluem:
- O modo C ++ padrão agora é GNU ++ 17 (C ++ 17 ) em vez de C ++ 14.
- O GCC 11 agora é padronizado para o formato de informações de depuração DWARF versão 5.
- Várias partes da próxima revisão da linguagem C2X foram implementadas e estão disponíveis por meio da opção "-std = c2x".
- O GCC 11 continuou com sua introdução do C ++ 20, com mais recursos sendo implementados. Libstdc ++ também tem uma série de melhorias em C ++ 17 / C ++ 20 e trabalho experimental em C ++ 23.
- Novas instruções x86_64 suportadas são TSXLDTRK, SERIALIZE, HRESET, UINTR, KEYLOCKER, AMX-TILE / AMX-INT8 / AMX-BF16 e AVX-VNNI.
- As novas CPUs x86_64 suportadas pelo GCC 11 no lado da Intel incluem Sapphire Rapids, Alder Lake e Rocket Lake. CPUs AMD Zen 3 também têm suporte inicial no local.
- Novos avisos habilitados por padrão sobre desalocações incompatíveis, funções de string lendo após o final dos arrays passados para eles como argumentos e recursos ThreadSanitizer não suportados.
- Trabalho continuado no suporte a OpenMP 5.0 e OpenACC 2.6.
- Suporte a AddressSanitizer assistido por hardware, que até agora é encontrado para AArch64 e ainda não é adequado para casos de uso fora da construção do kernel Linux.
- O próprio GCC agora requer o compilador host para lidar com o C ++ 11 em comparação com o requisito anterior de C ++ 98.
- O front-end da AMD para o formato BRIG de HSAIL foi descontinuado e provavelmente será liberado no GCC 12.
- Libgccjit agora é formalmente considerado estável.
- As CPUs do Arm agora oficialmente suportadas incluem Cortex A78, A78AE, A78C, X1 e R82. O Arm Neoverse V1 e Arm Neoverse N2 agora também são suportados. O Fujitsu A64FX agora também é compatível. Na frente do ARM, o GCC também pode usar operações de vetorização automática em números complexos usando as instruções SIMD avançadas de ARMv8.3-A, SVE, SVE2 e MVE.
- O GCC 11 agora permite mitigar a vulnerabilidade de especulação em linha reta da Arm usando a opção "-mharden-sls".
- O back-end AMD Radeon GCN agora suporta o back-end gfx908, também conhecido como AMD Instinct MI100.
- O GCC 11 em RISC-V agora tem suporte para Address Sanitizer, IFUNC e outras melhorias.
- Melhorias no analisador estático do GCC.
Mais detalhes sobre o GCC 11 por meio de nossos artigos anteriores sobre o lançamento anual do compilador de código aberto, bem como por meio da documentação GNU.org .
Até a próxima !1
Nenhum comentário:
Postar um comentário