FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.13 está para permitir o desenvolvimento do OpenBMC com uma placa-mãe ASRock Rack de baixo custo

quinta-feira, 15 de abril de 2021

O Kernel Linux 5.13 está para permitir o desenvolvimento do OpenBMC com uma placa-mãe ASRock Rack de baixo custo

 


Confira !!

O projeto OpenBMC da Linux Foundation para fornecer uma pilha de firmware BMC de código aberto é bastante empolgante para liberar esse aspecto de baixo nível dos servidores, mas encontrar uma placa-mãe compatível que funcione bem com o OpenBMC pode ser um desafio neste estágio. Felizmente, o Linux 5.13 está configurado para suportar uma opção de placa-mãe de baixo custo na esperança de impulsionar o desenvolvimento / uso do OpenBMC.

Enfileirado na árvore Git SoC "para o próximo" está o suporte para o controlador de gerenciamento da placa de base na placa-mãe ASRock Rack E3C246D4I.

Zev Weiss da Equinix explicou a motivação para obter o BMC desta placa-mãe ASRock Rack suportado pelo kernel principal, "Esta é uma placa mini-ITX Xeon E-2100 / E-2200 baseada em AST2500 de custo relativamente baixo que esperamos possa fornecer uma plataforma decente para o desenvolvimento OpenBMC. Esta árvore de dispositivos inicial fornece a configuração necessária para a funcionalidade BMC básica, como controle de energia do host, console serial e suporte a KVM e espionagem de código POST. "

O AsRock Rack E3C246D4I-2T é uma placa-mãe de servidor mini-ITX ainda disponível em canais de varejo por cerca de US $ 350. Esta placa de rack mini-ITX ASRock suporta até CPUs de 95 watts na série Intel Xeon E-2100, quatro SO-DIMM slots para memória DDR4, um slot PCI Express 3.0 x16, oito portas SATA 3, portas LAN 10G duplas e recursos ASpeed ​​AST2500 BMC.

A série Xeon E 2100 existe desde 2018 como processadores de servidor "Coffee Lake" de até seis núcleos. O hardware em si não é tão empolgante em 2021, especialmente para uma placa-mãe de mais de US $ 350, mas pelo menos tem o menor custo do espectro para aqueles que desejam entrar no mundo OpenBMC. Outros hardwares de suporte do OpenBMC tendem a ser sistemas IBM POWER9 caros e outros mais difíceis de adquirir.

Portanto, esta adição à frente da janela de mesclagem do Kernel Linux 5.13 é interessante como uma placa-mãe de baixo custo, mas não necessariamente excitante do ponto de vista de hardware / desempenho, a menos que seja apenas após uma plataforma para trabalhar no desenvolvimento de firmware BMC de código aberto com a pilha OpenBMC baseada em Linux.





Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário