Confira !!
No início de 2018, foram propostos patches para o suporte de plataforma selecionável ao construir o driver gráfico do kernel da Intel para que os usuários / distribuições, se desejassem, poderiam desabilitar o suporte a hardware extremamente antigo e / ou fornecer compilações de kernel para gerações específicas de gráficos Intel. Três anos depois, esses patches foram propostos novamente.
Os patches de então e agora são para permitir suporte selecionável de gráficos Intel "Gen" no momento de configuração / compilação do kernel, de forma que digamos que o suporte i8xx possa ser removido ou outras gerações específicas de gráficos Intel controlados pelo driver do kernel i915. Essa desativação pode ser feita se o suporte a hardware antigo for eliminado gradualmente, se houver imagens de kernel menores ou outras finalidades semelhantes. Os patches não mudam nenhum nível de suporte padrão, mas deixam as coisas como estão e simplesmente fornecem os botões para desabilitar gerações selecionadas de hardware.
O reenvio desses patches de kernel foi motivado devido ao recente trabalho do driver gráfico do kernel da Intel na preparação para a separação da GPU "Gen" da Intel e do código de exibição com o avanço, aparentemente haverá um design mais modular para os gráficos Intel com recursos gráficos / display / mídia variados. Assim, ser capaz de construir seletivamente o suporte de kernel desejado pode ser de maior interesse, bem como para decisões de codificação sobre a separação do código de plataforma diferente.
Esta semana, os patches foram reenviados, embora não tenham sido refeitos no Linux Git. Veremos se há interesse suficiente para reformulá-lo e, por fim, consertá-lo ou se servirá apenas como um artefato histórico. Dado que o driver gráfico do kernel Intel i915 suporta desde o hardware atual até o hardware da era i830, é preciso saber por quanto tempo esse suporte i8xx especialmente será mantido antes de ser opcional ou eliminado de vez.
Até a próxima !!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário