Confira !!
Mais de uma década atrás, quando a pilha de drivers gráficos de código aberto estava sendo modernizada com a configuração do modo kernel e melhor manuseio da pilha para OpenGL, desktops compostos e semelhantes, o TTM (Translation Table Maps) nasceu para gerenciar a RAM de vídeo GPU pelo drivers do Direct Rendering Manager do kernel. Embora a Intel inicialmente expressasse interesse no TTM, ela finalmente decidiu criar o GEM como o Graphics Execution Manager para lidar com suas necessidades de gerenciamento de memória de vídeo. Agora em 2021 com a Intel buscando agressivamente gráficos discretos, eles estão trabalhando no suporte TTM.
Enquanto o TTM foi adotado pelos drivers do kernel AMD Radeon, Nouveau e outros drivers DRM, a Intel acabou desenvolvendo o GEM como um gerenciador diferente que tirou lições aprendidas do TTM enquanto adaptava ao design do driver e ao hardware gráfico da época. O GEM tem funcionado bem para seu driver e apenas tendo que lidar com gráficos integrados até agora, mas agora com gráficos discretos em jogo, eles estão trabalhando na integração TTM.
Thomas Hellström, da equipe de código aberto da Intel, postou a série de patches inicial trabalhando para mover o gerenciamento de memória discreta de GEM para TTM. Enquanto, como parte de sua criação inicial de GPU discreta, eles estavam trabalhando no suporte à memória local GEM, parece que agora eles estão em busca de TTM para o gerenciamento de vRAM discreto.
Com os patches atuais, o código TTM é usado para gerenciamento e remoção da região da memória local, mas os patches notam que o trabalho está em andamento para oferecer suporte à memória do sistema também. Mais patches são esperados para fornecer mais funcionalidade baseada em TTM para o driver de gráficos do kernel Intel.
Veja esta série de patch para os bits TTM iniciais para o driver Intel.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário