Confira !!
Os usuários da NVIDIA Linux estão ansiosos pela próxima série de driver 470 para melhor suporte ao Wayland, mas para aqueles que executam placas de vídeo GeForce GTX série 600/700, isso significará o fim da linha de lançamentos de novos drivers de recursos com sua pilha de drivers proprietários.
A documentação CUDA atualizada revelou que a série de driver R470 será a última com suporte para GPUs NVIDIA Kepler, que para placas de consumo é a outrora impressionante série GeForce GTX 600 e GTX 700.
O driver da série NVIDIA 470 será o último com suporte para GPUs Kepler, enquanto as versões de driver pós-470 terão apenas suporte para GPU Maxwell e mais recentes.
Isso significa que a série da NVIDIA 470 será um ramo de suporte de driver de longo prazo, onde será mantida com novo suporte de kernel, compatibilidade de sistema operacional e correções de bugs por um período de cerca de três anos. Portanto, aqueles com GPUs da era Kepler ainda têm pelo menos mais alguns anos de lançamentos de manutenção de driver antes de perder o suporte de driver Linux proprietário.
A pilha de driver de código aberto Nouveau suporta a série GTX 600/700 Kepler e é de fato a melhor atualmente suportada pelo Nouveau ... Pelo menos há re-clocking manual com a capacidade de atingir as frequências de clock alvo das placas gráficas e bom desempenho sem exigir nenhum microcódigo / firmware assinado. É Maxwell e mais recente em que o suporte do Nouveau está em mau estado devido a estar vinculado às velocidades do clock de inicialização e aos desafios de firmware assinados. Mas o suporte do Kepler Nouveau ainda é re-clocking manual, o suporte do driver OpenGL não é tão maduro quanto o driver proprietário, etc. Esperançosamente, quando a série NVIDIA 470 terminar, Nouveau finalmente terá um código-fonte aberto melhor suporte para essas GPUs.
A série de drivers NVIDIA 470 deve ser lançada nas próximas semanas.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário