FERRAMENTAS LINUX: A Oracle continua trabalhando na árvore do Maple para o kernel Linux

segunda-feira, 10 de maio de 2021

A Oracle continua trabalhando na árvore do Maple para o kernel Linux




Confira !!

Os engenheiros da Oracle continuaram trabalhando na estrutura de dados "Maple Tree" para o kernel do Linux como uma árvore B baseada em intervalo e segura para RCU, projetada para fazer uso eficiente de caches de processadores modernos.

Foi enviado no ano passado a série de patch RFC do Maple Tree para o kernel Linux para apresentar essa nova estrutura de dados e fazer uso inicial dela. Foram enviados na semana passada os 94 patches mais recentes em um estado pós-RFC para a introdução desta estrutura de dados.

A árvore de bordo é uma árvore B baseada em uma gama RCU-safe, projetada para usar o cache do processador moderno de forma eficiente. Existem vários locais no kernel em que uma árvore baseada em intervalos não sobreposta seria benéfica, especialmente uma com uma interface simples. O primeiro usuário coberto neste conjunto de patches é o vm_area_struct, onde três estruturas de dados são substituídas pela árvore de bordo: a rbtree aumentada, o cache de vma e a lista vinculada de VMAs no mm_struct. O objetivo de longo prazo é reduzir ou remover a contenção mmap_sem.

 









A árvore tem um fator de ramificação de 10 para nós não folha e 16 para nós folha. Com o aumento do fator de ramificação, ele é significativamente mais curto do que o rbtree, por isso tem menos perdas de cache. A remoção da lista vinculada entre as entradas subsequentes também reduz as perdas de cache e a necessidade de puxar o VMA anterior e o próximo durante muitas alterações na árvore.

Neste ponto, o desempenho do uso do Maple Tree está mostrando desempenho no mundo real semelhante ao código existente, mas alguns micro-benchmarks estão vendo um melhor desempenho dele. Abaixo está um vídeo do Open-Source Summit North America 2019 sobre o Maple Tree:




Os últimos 94 patches trabalhando no Maple Tree estão para revisão e mesmo com uma semana se passando desde o seu envio, não houve muitos comentários ainda sobre este empreendimento da Oracle para o kernel Linux.









Até a próxima !1

Nenhum comentário:

Postar um comentário