FERRAMENTAS LINUX: O Illumos está eliminando o SPARC, permite um compilador mais recente + o uso eventual do Rust no kernel

segunda-feira, 10 de maio de 2021

O Illumos está eliminando o SPARC, permite um compilador mais recente + o uso eventual do Rust no kernel


Confira !!


O projeto Illumos nascido da antiga base de código Sun Microsystems OpenSolaris decidiu encerrar o suporte para hardware SPARC.

Embora o SPARC e o Solaris / OpenSolaris uma vez tenham andado de mãos dadas, com o grande desenvolvimento do SPARC praticamente terminado e a Oracle tendo demitido muitos de seus engenheiros SPARC anos atrás, o futuro não é exatamente vibrante. No entanto, o que é mais urgente imediatamente é que os desenvolvedores Illumos nem mesmo têm acesso de hardware SPARC suficiente.

Com o Illumos não sendo apoiado pela Oracle, os desenvolvedores tiveram que adquirir hardware por conta própria e está cada vez mais difícil obter sistemas UltraSPARC. A Illumos carece mesmo de uma máquina de construção SPARC permanente / oficial.

Devido à falta de acesso ao hardware SPARC e até mesmo difícil adquirir tal hardware via eBay e canais de hardware usados, manter o suporte da arquitetura SPARC neste derivado de código aberto do Solaris não é mais viável. Além disso, tentar manter o suporte SPARC por meio da emulação de processador com QEMU também foi considerado inviável.

A boa notícia é que abandonar o suporte SPARC no Illumos para se concentrar exclusivamente no x86 de 64 bits permitirá fazer algumas melhorias interessantes. Ao descartar o SPARC, eles podem modernizar seu conjunto de ferramentas e fazer outros ajustes para onde antes o suporte upstream do software SPARC de código aberto diminuindo os estava impedindo.






Eliminar o SPARC significa que eles podem descartar seu antigo compilador de sombra GCC 4.4.4, usar versões mais novas do GCC e os benefícios que isso traz, limpar alguns de seus próprios códigos que eram para hardware específico de SPARC e fazer outros retrabalhos. A longo prazo, os desenvolvedores da Illumos estão até procurando fazer uso da linguagem de programação Rust dentro do kernel, bibliotecas e comandos. A falta de suporte Rust viável no SPARC os impediu de fazer um uso maior do Rust.

Portanto, dada a relevância decrescente de SPARC, é uma boa jogada para a Illumos eliminar seu suporte SPARC e se concentrar no futuro e ser capaz de fazer algumas melhorias de modernização interessantes no futuro. Detalhes sobre o fim do SPARC deles por meio do Illumos GitHub .





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário