Confira !!
Parece que um fornecedor está se preparando para publicar um "grande" novo driver de código aberto, provavelmente um driver de GPU, para o kernel do Linux.
Parece que este driver será de um dos fornecedores que não combinam com as formas de código aberto bem estabelecidas e os requisitos dos processos do kernel upstream ... O co-mantenedor do DRM Daniel Vetter postou um meme na sexta-feira em antecipação à abertura pendente - descarte do código fonte ...
lang="en" dir="ltr">another one of these submissions is going to show up I'm hearing, so obligatory meme pic.twitter.com/4hQ8gFBRFt— Daniel Vetter (@danvet) May 21, 2021
Vetter concluiu que se trata de um "grande novo driver de algum fornecedor". Dado que o subsistema Direct Rendering Manager é onde ele está focado e co-mantenedor, é mais do que provável que esteja lá.
Dado o meme, um dos fornecedores imediatos que vêm à mente é a NVIDIA. Embora já exista o driver Nouveau incompleto com suporte muito limitado para as gerações de hardware mais recentes, a NVIDIA tem trabalhado em algum tipo de melhorias no driver de código aberto que deveriam ser anunciados no ano passado, mas ainda não decolaram. Dado o passado da NVIDIA em lidar com drivers de código aberto e atritos de upstream, pode ser uma queda pendente de código da NVIDIA.
Outro cenário possível é a remoção de um novo código da Microsoft em seu driver de kernel DirectX (DXGKRNL). No ano passado, a Microsoft fez uma proposta para um driver de kernel DirectX como parte de seus esforços de subsistema do Windows para Linux e imediatamente recebeu críticas do upstream. Não ouvimos nada de novo sobre DXGKRNL por um tempo, então talvez a Microsoft tenha alguma nova estratégia de kernel que eles estão buscando para tentar cortejar os mantenedores na manutenção de seus drivers para beneficiar o WSL2.
Os mantenedores de DRM upstream mais frequentemente levantam problemas para novos drivers / código principal por falta de código de espaço do usuário adjacente para utilizar adequadamente o driver e exercitar todas as interfaces do kernel expostas com alguns fornecedores cada vez mais abertos aos drivers do kernel principal, mas ainda tentando aproveitar blobs do espaço do usuário. Também houve problemas no passado para os drivers que não seguiram os caminhos upstream do driver Direct Rendering Manager em torno da duplicação de código e se integraram bem com o resto do subsistema existente, não indo para a configuração do modo atômico, etc.
A menos que um sonho impossível, como a Apple empurrando algum driver gráfico M1 ou algo assim, seria difícil prever quaisquer outras grandes surpresas, considerando o quão bem-sucedido o resto do cenário de driver de GPU de código aberto é neste ponto do suporte da Intel e Radeon por meio de esforços como Freedreno e Panfrost tendo tido bastante sucesso em libertar Qualcomm Adreno e Arm Mali, respectivamente, entre os outros esforços de piloto menores.
Em qualquer caso, sinta-se à vontade para discutir nos fóruns deste fim de semana o que você espera que seja esse "grande novo driver de algum fornecedor" e a batalha árdua já antecipada para mantê-lo instalado.
Até a próxima !1
Nenhum comentário:
Postar um comentário