FERRAMENTAS LINUX: A Amazon está trabalhando em uma nova recuperação proativa de memória para o kernel Linux

quinta-feira, 10 de junho de 2021

A Amazon está trabalhando em uma nova recuperação proativa de memória para o kernel Linux

 

Confira !

Por mais de um ano, os engenheiros da Amazon têm trabalhado no DAMON como um novo meio de monitorar acessos a dados no Linux. Essa série de patch ainda não foi implementada, mas continua sendo trabalhada com a intenção de liberá-la quando estiver pronta. Mais recentemente, os engenheiros envolvidos têm trabalhado em uma implementação de recuperação de página baseada em DAMON para o kernel Linux para lidar proativamente com sistemas com alta carga de memória.

Esta semana, a Amazon enviou sua segunda série de patches de "solicitação de comentários", implementando a recuperação proativa de páginas de memória baseada em DAMON. Este módulo do kernel forneceria recuperação de página com o uso de DAMON para monitorar acessos de dados ao descobrir as páginas frias. A série de patch explica, "Ele encontra regiões de memória que não foram acessadas por um período de tempo específico e saída de página. Para evitar que ele consuma muita CPU para as operações de paginação, o limite de velocidade pode ser configurado. Abaixo do limite de velocidade, ele exibe as regiões da memória que não foram acessadas por mais tempo primeiro. Além disso, para remover a sobrecarga de monitoramento em situação pacífica e voltar para a recuperação de granularidade de página baseada em lista LRU quando ela não faz progresso, o mecanismo de ativação baseado em três marcas d'água é usado, com a taxa de memória livre como a métrica de marca d'água . Para uma configuração conveniente, ele utiliza parâmetros de módulo. Usando estes, os administradores de sistemas podem habilitá-lo / desabilitá-lo e ajustar o limite de tempo de identificação de frio, o limite de velocidade e as três marcas d'água. "

O desempenho desta recuperação de página baseada em DAMON para Linux está parecendo bom, " DAMON_RECLAIM no kernel Linux v5.12 com dispositivo de troca ZRAM e limite de velocidade de 10 GB / s atinge 32% de economia de memória com apenas 1,91% de sobrecarga de tempo de execução. apenas 5,72% do tempo de CPU única. Entre o consumo de CPU, espera-se que apenas cerca de 1,448% do tempo de CPU única seja usado para o monitoramento do padrão de acesso. "

Quem quiser saber mais sobre esta iniciativa de kernel do Amazon Linux pode ver esta série de patch e mais informações através deste tópico da lista de discussão do kernel .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário