Confira !!
Além de preparar os processadores híbridos Alder Lake da Intel para o kernel Linux e outras áreas da pilha do sistema operacional, os engenheiros de código aberto da Intel continuaram sua tendência nas últimas semanas de transferir mais trabalho Alder Lake para o Coreboot.
Desde fevereiro ~ março, tem havido um fluxo constante de trabalho de ativação de Alder Lake no Coreboot Git e esse ritmo aumentou nas últimas semanas com mais commits de Alder Lake / ADL .
Mas, como também é o caso, o suporte Alder Lake da Intel para Coreboot está centrado em torno de suas placas de referência, com ênfase em ter Chromebooks Alder Lake onde o Google requer suporte Coreboot. Infelizmente, fora do espaço do Chromebook, o suporte do Coreboot para placas-mãe / laptops Intel / AMD modernos ainda é raro. Além disso, o suporte do Alder Lake Coreboot ainda depende do Firmware Support Package (FSP) da Intel e, portanto, não é uma implementação totalmente de código-fonte aberto.
Nada particularmente revelador com o mais recente trabalho de habilitação do Coreboot para Alder Lake em comparação com o que já se sabe sobre esses novos processadores que chegarão ao mercado no final deste ano. Mas, em qualquer caso, é sempre bom ver um novo suporte de plataforma adicionado ao Coreboot antes do lançamento e isso continua sendo o caso aqui, embora ainda ansiamos pelo dia de compatibilidade mais ampla do Coreboot para desktop / laptop e sem necessidade de blobs FSP (ou AGESA). Considerando a tendência crescente da indústria de firmware / BIOS de código aberto, especialmente em servidores, esperamos que esse dia seja realizado.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário