FERRAMENTAS LINUX: O GRUB adiciona a proteção de backup / restauração, com suporte para ir além do ano de 2038

sexta-feira, 4 de junho de 2021

O GRUB adiciona a proteção de backup / restauração, com suporte para ir além do ano de 2038

 

Confira !


O bootloader GRUB viu alguns novos recursos de trabalho mesclados esta semana.

Em primeiro lugar, o grub-install agora tem funcionalidade de backup e restauração . Em vez de apenas destruir todos os arquivos existentes no grub-install imediatamente, os arquivos serão copiados para que, se ocorrer um erro, os arquivos do carregador de inicialização originais possam ser restaurados de maneira ideal. Se ocorrer um erro antes do ponto sem retorno, grub-install irá restaurar os arquivos de backup. O objetivo aqui é garantir que os provedores do GRUB tenham atualizações mais seguras do MBR e dos módulos, sem afetar acidentalmente o seu sistema. Essa funcionalidade de backup / restauração de instalação grub é fornecida graças a Dimitri John Ledkov da Canonical.

Separadamente, esta semana também houve suporte mesclado para alguns recursos mais recentes do sistema de arquivos XFS. GRUB agora entende a recente sinalização XFS em tornomarcar os sistemas de arquivos que "precisam de reparo" e imprimirá uma mensagem de depuração para o usuário nesse caso. O GRUB agora também suporta o sinalizador de recurso "bigtime" do XFS, bem como para correção do Y2038.

No front do Y2038, o GRUB agora também usa tipos de 64 bits para carimbos de data / hora do sistema de arquivos . Com essas mudanças, o carregador de inicialização GRUB agora suporta datas posteriores ao ano de 2038 , também conhecido como quando o tempo Unix não pode mais caber em um número inteiro assinado de 32 bits.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário