Confira !!
O sistema operacional de código aberto Haiku inspirado no BeOS continua avançando com os trabalhos que vão desde o suporte a hardware e recursos de kernel de baixo nível até o trabalho de interface do usuário.
O projeto Haiku acaba de publicar seu relatório de status de maio de 2021, onde descreve suas realizações recentes. Alguns dos trabalhos recentes realizados para o Haiku incluem:
- O Haiku adicionou suporte à proteção de pilha, embora esteja desabilitado por padrão no momento da construção. Com o suporte à proteção de pilha, o objetivo é ajudar a detectar bugs de estouro de buffer.
- Houve um "grande progresso" no suporte RISC-V para Haiku. Isso está no nível de arquitetura, sem suporte de hardware RISC-V ainda no Haiku.
- Um driver experimental para dispositivos de entrada i2c como touchpads foi adicionado, mas atualmente desabilitado por padrão.
- O trabalho começou na atualização dos drivers WiFi do projeto do FreeBSD 13.
- Alguns refinamentos nos elementos da interface do usuário do Haiku. Há também uma nova fonte monoespaçada grande (Spleen) destinada ao console com monitores de alta resolução.
- Várias limpezas de código-fonte e outras correções decorrentes da análise estática do código.
- Uma série de outras melhorias e aprimoramentos menores por toda parte.
Para obter mais detalhes sobre este trabalho de sistema operacional de código aberto, consulte o relatório completo em Haiku-OS.org .
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário