FERRAMENTAS LINUX: A AMD está aproveitando o Driver VKMS para melhorar o seu suporte ao Display Virtual

quarta-feira, 14 de julho de 2021

A AMD está aproveitando o Driver VKMS para melhorar o seu suporte ao Display Virtual



 

Confira !!

Por vários anos, o driver do kernel AMDGPU oferece suporte à funcionalidade de exibição virtual para casos como GPUs sem cabeça, ativação de hardware pré-silício, GPUs / aceleradores que não possuem saídas de exibição física e outros casos de uso semelhantes. Esse código de exibição virtual agora está sendo revisado, reutilizando o driver VKMS DRM existente.

O VKMS amadureceu nos últimos anos como um modelo somente de software de um driver de configuração de modo kernel para teste em máquinas sem periféricos. O VKMS permite fornecer um display virtual sem quaisquer requisitos físicos de hardware.

Os engenheiros da AMD decidiram agora incluir esse código de driver VKMS de código aberto no driver AMDGPU a fim de aproveitá-lo para seu suporte a tela virtual em comparação com seu código "legado" existente. Seu código existente emulava uma interface KMS legada, enquanto a mudança para VKMS foi motivada em parte a trazer suporte de configuração de modo kernel atômico para o tratamento de tela virtual.

Os engenheiros da AMD consideraram transformar o próprio código VKMS em um driver stub e módulo auxiliar com uma interface que pudesse ser aproveitada pelo driver AMDGPU. Mas eles decidiram finalmente puxar o código VKMS chave para o próprio driver AMDGPU. No final, o driver acaba sendo cerca de 200 linhas mais leve ao remover o código de exibição virtual anterior.

Esta série de patch está agora em análise para modernizar a funcionalidade de exibição virtual da AMD. Se tudo correr bem, ele pode pousar no kernel Linux 5.15.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário