FERRAMENTAS LINUX: A Intel reformula e substitui o seu driver RDMA Linux

sexta-feira, 2 de julho de 2021

A Intel reformula e substitui o seu driver RDMA Linux

 Confira !!

A Intel concluiu um esforço de mais de 3 anos para revisar e substituir seu driver RDMA (Remote Direct Memory Access) existente. Com o Kernel Linux 5.14 está o driver "IRDMA" novinho em folha, enquanto o driver anterior é imediatamente removido.

O Linux 5.14 está lançando o driver RDMA de substituição da Intel, que é uma reescrita completa do driver mais antigo e continua a oferecer suporte ao hardware antigo, além de oferecer um suporte melhor ao hardware novo / futuro. A Intel tem trabalhado neste novo driver de protocolo Ethernet unificado para RDMA (chamado de driver "irdma") para hardware iWARP X722, bem como hardware E810 mais recente, onde o suporte RDMA não está instalado com o driver principal atual (agora anterior). O driver IRDMA é uma substituição ao módulo de kernel i40iw existente que está sendo removido da árvore do kernel.

Os adaptadores de rede X722 e E810 continuam funcionando com os drivers de rede i40e e ICE, enquanto este novo driver Intel RDMA é apenas para lidar com a funcionalidade de acesso remoto direto à memória. Com o E810, há suporte no novo driver para RDMA sobre Ethernet Convergente (RoCEv2) ou comutação de volta para iWARP.

Enquanto normalmente quando um driver está sendo substituído no kernel ele é primeiro marcado como obsoleto por algum tempo, no caso desta troca de driver Intel, o driver i40iw já está sendo excluído com o Kernel Linux 5.14 e apenas fornecendo esta nova substituição. Antes disso, a Intel oferecia o driver IRDMA para hardware X722 / E810 como um driver Linux fora da árvore disponível em Intel.com .

O RDMA pull para o Kernel Linux 5.14 é, portanto, um grande, com mais de 38k linhas de novo código adicionado e 34k linhas de código removidas nesta grande revisão no RDMA da Intel.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário