Confira !!
A pilha de drivers gráficos de código aberto do Panfrost Linux amadureceu bem para as gerações Arm Mali Midgard e Bifrost, mas nos últimos dois anos houve Valhall como a microarquitetura Arm Mali de última geração. Agora há um trabalho em andamento na engenharia reversa do Valhall para, em última análise, conectar-se com o suporte a drivers gráficos de código aberto.
A desenvolvedora líder da Panfrost, Alyssa Rosenzweig, comentou hoje que o trabalho de engenharia reversa começou para Valhall com foco no Mali G78 em particular. Essa engenharia reversa está em andamento há apenas cerca de um mês, mas já existe alguma documentação do conjunto de instruções feita, bem como uma representação baseada em XML.
Um montador e desmontador para o conjunto de instruções Valhall também foi feito para ajudar no esforço de engenharia reversa para fazer com que as GPUs do Mali mais recentes funcionem com um driver de código aberto.
Essa engenharia reversa foi prejudicada pela falta de dispositivos amigáveis ao Linux com gráficos Valhall e, portanto, ter que usar um smartphone Android (Samsung Galaxy S21) para a engenharia reversa até o momento.
Mais engenharia reversa ainda está por vir, mas pelo menos informações suficientes aprendidas até agora para começar a trabalhar no suporte ao compilador Valhall. No final das contas, o suporte Bifrost existente nos drivers Mesa OpenGL / Vulkan será finalmente adaptado para funcionar com Mali Valhall, mas ainda levará algum tempo, bem como para dispositivos compatíveis com Linux (não Android) para chegar ao mercado com esses novos gráficos.
Mais detalhes sobre o esforço de engenharia reversa nesta postagem do blog .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário