FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.14 obtém o suporte para um computador de placa única, minúsculo e barato, o MIPS IoT

sexta-feira, 2 de julho de 2021

O Kernel Linux 5.14 obtém o suporte para um computador de placa única, minúsculo e barato, o MIPS IoT

 


Confira !!

O código MIPS dentro do kernel Linux permanece em um estado maduro, mas um tanto estagnado, enquanto o desenvolvimento da arquitetura MIPS upstream cessou e a maioria dos fornecedores atualmente usa Arm ou RISC-V ou até mesmo clientes em potencial OpenPOWER. Mas ainda existem algumas melhorias MIPS em andamento no kernel Linux.

A maior parte do trabalho do kernel MIPS sobre o qual falamos atualmente é em torno dos processadores Loongson baseados em MIPS da China que são compatíveis com Linux / código aberto e estão vendo o novo trabalho do kernel do fornecedor Lemote Tech. Mas, ocasionalmente, há outro trabalho de hardware MIPS que vale a pena mencionar, como o caso aqui do Kernel Linux 5.14.

O código MIPS no Kernel Linux 5.14 adiciona suporte para uma nova placa, a OpenEmbed SOM9331. O OpenEmbed SOM9331 está disponível como um computador de placa única (SBC) ou sistema no módulo. Esta é uma placa integrada MIPS de baixo consumo da China.


O OpenEmbed SOM9331 é um SoC Qualcomm Atheros AR9331 que se destina a plataformas AP / roteador. O processador MIPS 24K com o AR9331 opera a menos de 400MHz. Esta placa OpenEmbed tem apenas 64 MB de RAM com um chip flash de 8 MB. Esta placa SOM9331 destina-se a casos de uso de IoT e rede e já está disponível há alguns anos. O preço deste módulo é de $ 10 ~ 12 USD.

Tem havido suporte a kernel fora da árvore e esta placa trabalhando com programas como o OpenWrt . Agora, com o Kernel Linux 5.14, há suporte principal como parte das mudanças do MIPS . Além disso, não há muito mais o que falar sobre o MIPS neste ciclo.









Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário