Confira !!
Entre os muitos novos recursos que foram enviados até agora nesta semana para a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.14 estava o longo trabalho em desenvolvimento no "agendamento de núcleo" para reduzir os riscos de vazamento de informações do Hyper Threading de canais laterais e ajudar a garantir um desempenho determinístico em tal HT / Sistemas SMT controlando os recursos que podem ser executados em um thread irmão. Seguindo esse artigo de alguns dias atrás, o agendamento principal agora será desabilitado por padrão.
Com a solicitação pull de agendamento original que chegou no início desta semana, a nova opção de construção "CONFIG_SCHED_CORE" foi ativada por padrão. Linus Torvalds notou que a habilitação padrão, embora o agendamento do núcleo provavelmente não seja do interesse da grande maioria dos usuários do Linux.
O criador do Linux comentou ,Não vejo razão para que alguém o habilite fora dos provedores de nuvem, o que não argumenta que ele esteja ativado por padrão. "
Aparentemente, a ativação padrão de" Y "(sim) foi um descuido que agora foi corrigido no código upstream do Kernel Linux 5.14.
Quando o código de programação principal (SCHED_CORE) é integrado ao kernel, ele não impõe nenhuma nova restrição ou alteração out-of-the-box e não deve ter "nenhum impacto mensurável no desempenho". É apenas quando fazendo uso das novas opções prctl () em torno dos grupos de agendamento principais para coordenar o agendamento entre irmãos SMT que há alguma mudança no comportamento (e desempenho) .
Mais uma vez, o principal motivador para o agendamento de núcleo são os grandes provedores de nuvem que querem tentar garantir que o SMT / HT seja seguro devido às vulnerabilidades dos últimos anos e não querem ter que desativá-lo devido a uma queda acentuada em sua CPU virtual " vCPU "que eles podem oferecer aos clientes por servidor. Para aqueles que não estão executando uma combinação de cargas de trabalho confiáveis / não confiáveis em seus sistemas, o agendamento de núcleo não terá muita utilidade.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário