FERRAMENTAS LINUX: O Linux obtém um novo código de driver térmico antes do Alder Lake

segunda-feira, 5 de julho de 2021

O Linux obtém um novo código de driver térmico antes do Alder Lake

 


Confira !!

As atualizações do subsistema térmico para o kernel Linux 5.14 incluem mais trabalho no driver int340x da Intel que é usado por laptops Intel mais recentes para lidar com seus recursos de controle térmico variáveis ​​e expor mais informações térmicas para o espaço do usuário para uso pelo Daemon Térmico da Intel (Thermald). Neste ciclo, o trabalho inclui um novo driver que será usado pela próxima geração de Alder Lake SoCs.

Entre o trabalho térmico está o Intel int340x para o Kernel Linux 5.14 está a introdução de um novo driver baseado em PCI MMIO processador_thermal. Este driver PCI registra uma zona térmica e as temperaturas e pontos de desarme estão usando PCI MMIO em vez de métodos ACPI para comunicação. Este driver térmico PCI MMIO está configurado até agora apenas para ser usado nos próximos SoCs Alder Lake e não é usado por hardware já compatível com o int340x.

Também para este próximo kernel, o código Intel int340x exporta mais atributos via sysfs. A taxa de dados de memória DDR atual é exposta como um novo atributo "ddr_data_rate" no sysfs para aqueles que estão se perguntando se a velocidade DDR está sendo definida mais baixa por motivos térmicos.

O outro novo atributo no sysfs para o int340x é o "rfi_restriction" para mostrar ou definir o estado de proteção de interferência de radiofrequência (RFI). Isso faz parte do trabalho recente da Intel em torno da mitigação de interferência de radiofrequência no Linux .

O trabalho térmico da Intel e outro novo código neste subsistema podem ser encontrados por meio desta solicitação de pull . O trabalho, entretanto, não foi concluído, pois parece que o código térmico será submetido novamente, mas sem as alterações do NVIDIA Tegra devido à quebra de construção.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário