FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Reflink proposto proporcionaria uma grande economia de espaço para o vinho

segunda-feira, 26 de julho de 2021

O suporte do Reflink proposto proporcionaria uma grande economia de espaço para o vinho

 


Confira !!

Ao seguir as recomendações do Wine de manter prefixos separados por aplicativo, muitos arquivos de sistema são duplicados para cada jogo / aplicativo e, por sua vez, levam a um aumento significativo. Com o estado atual do Wine, pode significar centenas de megabytes por prefixo em arquivos duplicados. Mas os patches de reflink propostos para Wine têm como objetivo reduzir esse grave inchaço.

O desenvolvedor Alex Xu enviou um conjunto de patches hoje que implementaria o suporte Reflink dentro do Wine. Alex explicou, "Com uma compilação MinGW do Wine sem Mono ou Gecko, os novos prefixos de 32 bits têm mais de 150 MB e os novos prefixos de 64 bits têm mais de 300 MB. A grande maioria desses arquivos são byte a byte idênticos às cópias DLL centrais do Wine ... Quando o reflink é suportado pelo sistema de arquivos subjacente, os novos tamanhos de prefixo do Wine com Mono e Gecko desativados são reduzidos a menos de 1 MB. O prefixo Wine resultante é byte a byte idêntico ao criado sem reflink, mas ocupa menos espaço no disco. "

Reflinks são atualmente suportados por Btrfs, XFS e outros, mas notavelmente sem suporte EXT4. Reflinks são usados ​​em vez de links físicos / simbólicos, uma vez que casos como Winetricks modificando um determinado prefixo do Wine modificariam por sua vez a cópia original usada pelos outros prefixos, enquanto os reflinks ainda permitirão a independência entre os prefixos.

Portanto, com esses 4 patches propostos fornecendo suporte ao Reflink, o tamanho do prefixo do Wine pode cair de 150 ~ 300 + MB por prefixo para 1 MB ou menos, assumindo que você esteja em um sistema de arquivos compatível, o que aumentará rapidamente se instalar / gerenciar muitos Jogos ou aplicativos do Windows em seu sistema.








Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário