FERRAMENTAS LINUX: A AMD está para otimizar a entrada C3 no Linux, finalmente ignorando a liberação do cache

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

A AMD está para otimizar a entrada C3 no Linux, finalmente ignorando a liberação do cache


 

Confira !!

Uma pequena otimização foi postada por um engenheiro da AMD na quarta-feira para o kernel do Linux.

A otimização postada é em torno do controle do estado de energia ACPI C3 no Linux para processadores AMD. Agora, quando um núcleo da CPU entra no estado de suspensão de energia C3, seu cache é liberado, embora o cache possa ser compartilhado com núcleos de CPU que não estão no estado de suspensão. Como observa o patch da AMD, "isso causará queda no desempenho dos núcleos que compartilham alguns caches".

Portanto, o novo patch para otimizar a entrada C3 em CPUs AMD está tendo a liberação de cache ignorada, pois não é necessária para seus processadores e pode evitar potencialmente prejudicar o desempenho de outros núcleos com cache compartilhado.

Essa liberação no C3 sleep é o comportamento padrão com o kernel para fins de coerência do cache. Até agora, dentro do kernel do Linux, as CPUs da Intel já evitavam incondicionalmente esse fluxo de cache na entrada C3. Todas as CPUs Zhaoxin tinham essa otimização básica também no Linux, assim como as CPUs Centaur mais novas (dependendo da versão do microcódigo) estavam ignorando o fluxo de cache na entrada C3, mas agora a AMD se juntou à festa também.






Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário