Confira !!
O mais recente trabalho de exibição de recursos para acontecer para o driver de kernel AMDGPU desde a estreia do FreeSync HDMI no Kernel Linux 5.13 é em torno do suporte DisplayPort 2.0 e, especificamente, o tratamento SST UHBR10.
O UHBR10 é uma das novas taxas / modos de dados do DisplayPort 2.0. Com Ultra High Bit Rate (UHBR) 10, há 10 Gbps por pista para permitir 40 Gbps de largura de banda em cabeamento de cobre passivo. O aspecto SST desta série de patch está apenas denotando que é para transporte de fluxo único em vez de transporte de vários fluxos (MST).
O DisplayPort 2.0 adicionalmente suporta os modos UHBR 13.5 e UHBR 20, mas esta série de patch para o driver do gerenciador de renderização direta AMDGPU é apenas em relação ao modo UHBR 10. UHBR é compatível com a certificação DisplayPort 8K (DP8K) da VESA. Sobre DP HBR3, o modo UHBR 10 também permite 4K @ 144Hz para conteúdo de vídeo padrão e um suporte muito mais amplo para conteúdo HDR em 4K e acima com taxas de atualização mais altas do que HBR3.
Esses seis patches obtêm o suporte DP 2.0 SST UHBR10 após adicionar cerca de cinco mil linhas de novo código.
O DisplayPort 2.0 foi anunciado em 2019 com um aumento de 3x no desempenho da largura de banda de dados, novos recursos de conservação de energia e muito mais. Até agora, o suporte ao hardware e driver da GPU demorou a se materializar. Da mesma forma, os monitores DisplayPort 2.0 demoraram a chegar ao mercado - supostamente atrasados pela pandemia, mas podem começar a aparecer nos próximos meses.
Devido ao tempo desses patches, no entanto, não é provável que fiquem na fila para o Linux 5.15, mas muito provavelmente se desviem para o Linux 5.16. No final das contas, isso deve ser bom, considerando que a série Radeon RX 6000 de última geração suporta DisplayPort 1.4. Esta solução alternativa AMDGPU DC em torno do DP 2.0 UHBR10 está provavelmente em preparação para gráficos de próxima geração (série RDNA3 / Radeon RX 7000).
Fonte
Até a preóxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário