FERRAMENTAS LINUX: Con Kolivas contempla o fim do desenvolvimento do kernel, retirando o MuQSS e os patches -ck

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Con Kolivas contempla o fim do desenvolvimento do kernel, retirando o MuQSS e os patches -ck

 

Confira !!

Con Kolivas trabalhou em muitos patches para o kernel Linux nas últimas duas décadas e se concentrou particularmente em inovações em torno do desempenho / interatividade do desktop. Por mais de uma década, ele tem se concentrado principalmente em manter seu trabalho fora da árvore e não atender à aceitação da linha principal, mas agora ele está pensando em desistir mais uma vez e encerrar seu esforço de desenvolvimento do kernel.

Na última década, ele manteve seus patches "-ck" fora da árvore e os atualizou para cada nova série do kernel com uma variedade de melhorias para aprimorar a interatividade e o desempenho do kernel. Ele também tem mantido seu agendador MuQSS que é o sucessor de seu antigo Brain Fuck Scheduler "BFS" .

Embora o trabalho de Con nos últimos tempos não tenha sido consolidado, esses patches foram carregados por alguns kernels de distribuição e várias compilações de kernel de terceiros, como Liquorix e amigos.

Com Con Kolivas sendo um anestesista de profissão e apenas um hacker de kernel como um aquarista dedicado, no ano passado ele fez uma pausa no desenvolvimento do kernel para projetar o equipamento COVID-19 durante os primeiros dias da pandemia. No entanto, agora ele está pensando em fazer uma pausa mais longa ou, potencialmente, em um afastamento permanente do trabalho do kernel do Linux.

Con não atualizou o MuQSS e seus patches -ck para o Kernel  Linux 5.13 e agora com o Kernel Linux 5.14 recentemente cunhado, ele tem se auto-refletido dadas as mudanças "deprimente e grandes" em mãos. Ele compartilhou hoje que está pensando em encerrar seu esforço -ck / MuQSS, portanto, por enquanto, pelo menos nenhuma atualização está planejada após os patches existentes do Linux 5.12.

Con escreveu em seu blog : "Mais uma vez , fico me perguntando se devo me preocupar em manter este conjunto de patches, como mencionei antes neste blog. O tamanho da minha base de usuários parece estar diminuindo com o tempo, e estou ficando cada vez mais distante do que está acontecendo no espaço do kernel do Linux, com inúmeras outras coisas que me preocupam em meu tempo livre. "

Ele acrescentou ainda:Sempre existe a possibilidade de que o kernel do linux mainline seja tão ruim que serei forçado a criar um novo kernel meu por desgosto, que foi como cheguei aqui em primeiro lugar, mas isso parece muito improvável. Muitos de vocês teriam previsto que isso aconteceria após a minha última postagem do blog de motivação, mas a menos que eu possa encontrar a motivação para trabalhar nisso novamente, ou algo apareça que me dê uma razão significativa para trabalhar nisso, terei que declarar tristemente 5.12-ck o último dos patches do MuQSS e -ck. "





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário