FERRAMENTAS LINUX: Correção de regressão da chegada do RadeonSI para o uso de CPU é de ~ 10x maior para alguns jogos

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Correção de regressão da chegada do RadeonSI para o uso de CPU é de ~ 10x maior para alguns jogos


 Confira !!

O RadeonSI foi fundido há um mês, permitindo por padrão sua otimização para substituir uniformes por literais dentro de sombreadores. Este inlining uniforme ajudou com SPECViewPerf e outras cargas de trabalho, mas no processo aumentou drasticamente o uso da CPU ao executar alguns jogos.

Esta mudança RadeonSI fez com que alguns jogos vissem seu uso de CPU cerca de dez vezes maior do que com este driver AMD Radeon Gallium3D OpenGL antes da mudança. O Godot Engine e o Honeycomb Crunch estavam entre os softwares que agora apresentam um uso de CPU muito maior.

Felizmente, esse poblema foi corrigido ontem no último código do Mesa Git. A correção não é criar um número infinito de variantes. A otimização inlining pode chegar a um caso em que acabe gerando uma nova variante de sombreador por quadro se um carimbo de data / hora estiver sendo modificado a cada quadro. Mas agora a correção é ter um limite rígido no número de variantes geradas a partir de um sombreador e, se ultrapassado, desabilitará o inlining para esse sombreador específico.

Portanto, se você está executando o Mesa Git nas últimas semanas e percebeu que o uso da CPU está anormalmente alto, vale a pena atualizar com os instantâneos do Mesa Git mais recentes para resolver esse problema.

Em um assunto totalmente separado, mas relacionado às melhorias do AMD Radeon de código aberto hoje no Mesa Git, há também uma melhoria RADV para habilitar o DCC MSAA  fast clears para o  Navi 1/2 .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário