Confira !!
Como uma explosão de fim de semana no passado, o kernel Linux 5.14 viu algumas atualizações de arquitetura de CPU Alpha - incluindo várias correções e a remoção de um carregador binário específico para Alpha para rodar um emulador de software x86 datado de décadas.
Embora tenha passado da janela de mesclagem, o código do Linux 5.14 esta semana retirou "binfmt_em86" do kernel. Este é um carregador binário Alpha para Linux focado na execução de binários i386 / i486 por meio do emulador EM86 no espaço do usuário. Isso foi parte do esforço para permitir que os binários do Intel Linux x86 de antigamente rodassem em hardware DEC Alpha.
O emulador EM86 estava focado em permitir que programas Intel Linux rodassem no hardware, emulando o conjunto de instruções x86 e um ambiente de tempo de execução semelhante ao x86. O EM86 estava em desenvolvimento durante os anos 90 pela equipe Linux / Alpha na DEC. No final dos anos 90, o EM86 era usado para executar o Netscape Navigator, Adobe Acrobat Reader e outros softwares em sistemas Alpha.
O EM86 não viu um novo lançamento em duas décadas e o número de pessoas que ainda contam com o hardware Alpha, especialmente com um kernel principal, seria particularmente raro. Assim Linux 5.14 tenha deixado cair o código binfmt_em86 do kernel. Este código binfmt_em86 depende do EM86 no espaço do usuário e não parece haver nenhum usuário moderno desse código.
No caso raro de alguém ainda estar contando com este suporte de kernel para binários Intel x86 ELF em hardware DEC Alpha, emulação semelhante pode ser obtida usando a funcionalidade binfmt_misc e EM86 ou QEMU.
A remoção de binfmt_em86 foi parte deste pull do Alpha que também tem outras correções da arquitetura Alpha, uma correção de regressão para algumas plataformas e uma correção para "um erro de digitação assustador". Esse erro de digitação "assustador" era uma vírgula que deveria ser um ponto e vírgula no código copy_thread () do Alpha e remonta a um erro cometido em 2012.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário