Confira !!
Perto do início do ano, houve algum trabalho raro no driver de disquete do Linux e - meio ano depois - foi descoberto que não apenas as pessoas com sistemas que usam disquetes ainda mudam para kernels mais novos, mas que funcionam mais cedo em o ano havia regredido a manipulação de disquetes do kernel do Linux. Agora chegando para o Linux 5.15 é uma correção.
Desde as mudanças no driver de disquete no início do ano, o driver continuou a funcionar, mas silenciosamente e sem querer alterou alguns dos códigos de manuseio de disquete - anteriormente o kernel com o O_NDELAYflag permitiria abrir um dispositivo de disquete mesmo sem um disquete inserido. O kernel do Linux atualizado geraria um erro se abrir um dispositivo de disquete sem a mídia / disco inserido. Além disso, interrompeu a abertura de disquetes protegidos contra gravação.
Enquanto a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.15 provavelmente abrirá esta noite se o lançamento do Kernel Linux 5.14 for aprovado, na fila hoje como uma adição tardia ao block-next está a correção do driver de disquete. No entanto, a correção para essas regressões é reverter o patch anterior em torno de O_NDELAY no código do disquete. Essa reversão e manipulação são da mesma natureza que uma regressão ao driver de disquete do Linux em 2016, que também durou vários meses até ser notada e resolvida.
O patch de disquete no início deste ano foi originalmente fundido para Linux 5.12, mas também portado para a série estável anterior, incluindo Linux 5.10 LTS, então este novo patch para o Kernel 5.15 provavelmente também acabará sendo portado para kernels estáveis / LTS também.
O pull de disquete para o Kernel Linux 5.15 para o subsistema de bloco pode ser encontrado através deste PR. Dado que o uso real de disquetes entre os desenvolvedores de kernel é incrivelmente raro atualmente, o desenvolvedor Denis Efremov também está trabalhando na adição de autotestes ao driver de disquete para evitar que essa quebra de espaço do usuário aconteça novamente no futuro.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário