Confira !!
O número de plataformas de hardware fornecendo codificação AV1 acelerada ainda é bastante limitado por agora, mas com mais hardware chegando ao mercado com suporte para codificação / decodificação deste codec de vídeo livre de royalties, o subsistema de mídia do kernel do Linux está se preparando.
Uma série de patches de "solicitação de comentários" foi enviada na terça-feira por Daniel Almeida da Collabora para implementar a API de espaço do usuário AV1 sem estado para o kernel Linux dentro do subsistema de mídia.
O uAPI do AV1 é modelado em torno do design e das necessidades da especificação AOMedia AV1 e é de um design sem estado conforme o subsistema de mídia está se movendo.
Com esta série de patch também é "VIVPU" como um driver virtual para mostrar a API do espaço do usuário. O VIVPU não tenta nenhuma decodificação / codificação real, mas apenas implementa a API do espaço do usuário para fins de teste. Collabora também trabalhou em um decodificador GStreamer com este driver virtual.
O patch do driver VIVPU observa: " Uma implementação de espaço do usuário pode usar vivpu para executar um loop de decodificação mesmo quando nenhum hardware está disponível ou quando o uAPI do kernel para o codec ainda não foi atualizado. Isso pode revelar bugs em um estágio inicial. Também o torna possível trabalhar no kernel uAPI para um codec e uma implementação de espaço de usuário correspondente ao mesmo tempo. "
Veja esta série de patch para aqueles interessados no trabalho do subsistema de mídia Linux em torno da decodificação AV1 sem estado.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário