FERRAMENTAS LINUX: O Linux está desligando a luz - o subsistema LightNVM está para ser removido

domingo, 15 de agosto de 2021

O Linux está desligando a luz - o subsistema LightNVM está para ser removido

 

Confira !!

O subsistema LightNVM foi integrado ao kernel Linux principal há seis anos, como parte do Linux 4.4 LTS em torno de "SSDs de canal aberto". Esse código LightNVM agora está programado para remoção com o próximo ciclo do Linux 5.15.

O LightNVM se concentrava nos recursos de latência previsível, isolamento de E / S e melhor gerenciamento de memória. No entanto, o LightNVM foi efetivamente substituído pelo conjunto de comandos Zoned Namespace (ZNS) com NVMe.

Não tem acontecido muito no upstream com o LightNVM nos últimos dois anos devido ao suporte de armazenamento zoneado no NVMe que o sucedeu e, nem é preciso dizer, nenhuma atividade real do kernel como resultado. Portanto, espera-se que esse código LightNVM de vida relativamente curta seja removido na próxima janela de mesclagem do kernel com o subsistema removido no branch "for-next" do subsistema de bloco.

Os detalhes do SSD do ZNS para os interessados ​​estão descritos em ZonedStorage.io .

Excluir o LightNVM do kernel do Linux reduz o enorme kernel de código aberto em cerca de 13,6 mil linhas de código. Christoph Hellwig escreveu para a fusão:
O Lightnvm suporta as especificações OCSSD 1.xe 2.0 que foram as primeiras tentativas de produzir SSDs de canal aberto e nunca chegaram às especificações NVMe adequadas. Desde então, eles foram superados por aprimoramentos do NVMe, como o suporte a ZNS. Remova o suporte de acordo com o cronograma de suspensão de uso.






Fonte

Até a próxima !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário