FERRAMENTAS LINUX: O suporte do protocolo DRM Lease foi mesclado para o Wayland para os fones de ouvido VR

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

O suporte do protocolo DRM Lease foi mesclado para o Wayland para os fones de ouvido VR

 

Confira !!

O esforço de meses para adicionar suporte de locação DRM ao Wayland por meio de um novo protocolo foi agora incorporado aos Protocolos de Wayland como uma nova adição de teste. O "drm_lease_v1" é principalmente motivado para melhorar o suporte de envio de head-mounted da realidade virtual sob o Wayland.

Voltando a 2017 estava o trabalho em torno dos arrendamentos no DRM que foi liderado por Keith Packard trabalhando sob contrato para a Valve. Esse arrendamento de DRM permite que os recursos de DRM (GPU) sejam alugados / subalocados a um cliente para seu controle exclusivo. O principal caso de uso e por que a Valve financiou o trabalho é permitir concessões de DRM para os visores montados na cabeça de VR para que eles possam ter controle direto sobre a respectiva saída de maneira eficiente.

Embora os leases DRM funcionassem no mundo do X.Org Server, Wayland carecia do protocolo necessário para padronizar essa transferência e tratamento dos leases. Houve uma solicitação de mesclagem no último semestre para a introdução do protocolo DRM lease (drm-lease) para Wayland e, finalmente, esta semana ele foi mesclado.
Este protocolo é usado por compositores Wayland que atuam como mestres Direct Renderering Manager (DRM) para alugar recursos DRM para clientes Wayland.
O compositor anunciará um wp_drm_lease_device_v1 global para cada nó DRM. Algum tempo depois de um cliente se conectar ao wp_drm_lease_device_v1 global, o compositor enviará um evento drm_fd seguido por zero, um ou mais eventos de conector. Após todos os conectores atualmente disponíveis terem sido enviados, o compositor enviará um evento wp_drm_lease_device_v1.done.

Atualmente, o protocolo ainda está marcado para preparação / teste, mas com testes / uso suficientes, espera-se que seja declarado estável em pouco tempo.










Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário