Confira !!
Um conjunto de dois patches publicados esta semana permitiria que o kernel Linux fosse facilmente construído com os diferentes níveis de recursos da microarquitetura x86-64 suportados pelos compiladores LLVM Clang e GCC mais recentes.
Em vez de apenas ter segmentação por família de CPU / núcleo pelos compiladores de código, no ano passado os "níveis de recursos de microarquitetura x86-64" foram adotados como alguns níveis comuns para processadores AMD e Intel para agrupar recursos de CPU em um algumas camadas.
Os níveis de recursos da microarquitetura x86-64 são úteis para questões como o HWCAPS da Glibc, a descontinuação do suporte a x86-64 mais antigo em distribuições Linux ou outro software e casos de uso semelhantes.
Sobre o padrão x86-64, a especificação x86-64-v2 se traduz em aproximadamente Intel Nehalem e mais recentes com SSE3 / SSE4.1 / SSE4.2 / SSSE3, x86-64-v3 para CPUs da era Haswell e mais recentes com obrigatórios AVX / AVX2 / BMI2 / FMA (e outras extensões), ou então x86-64-v4 como o nível de recurso mais recente com processadores AVX-512.
Os patches desta semana adicionariam opções do Kconfig para construir o kernel Linux para opcionalmente direcionar os diferentes níveis de recursos da microarquitetura x86-64 se desejando um kernel mais otimizado, atendendo apenas a um novo conjunto de processadores.
Os compiladores que suportam os níveis de recursos da microarquitetura x86-64 são GCC 11 e mais recentes ou LLVM Clang 12.0 e mais recentes.
O conjunto básico de patches que adiciona o suporte à compilação do Kconfig em torno dos níveis de recursos do x86-64 está atualmente na lista de discussão do kernel mas esperamos chegar em breve à árvore da linha principal.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário