Confira !!
Conforme abordado várias vezes desde o final do ano passado, o suporte do ACPI Platform Profile se materializou em versões recentes do kernel Linux para a infraestrutura central e implementações que funcionam com os laptops mais recentes de empresas como Dell, Lenovo, ASUS e HP . Este suporte de perfil de plataforma está se tornando cada vez mais importante para expressar sua preferência de energia / refrigeração / desempenho para que seu laptop se comporte como esperado.
Embora fosse bom ter um notebook moderno e fino que pudesse rodar em velocidade total sem se afogar tão rapidamente, isso infelizmente é cada vez mais raro com os processadores e fornecedores de hoje buscando designs cada vez mais finos, o que significa comprometer as térmicas. Além disso, com os processadores cada vez mais complicados de hoje e os SoCs Intel que exigem Thermald e agora com os perfis de plataforma ACPI se tornando necessários, o suporte ao Linux tornou-se bastante complicado.
Desenvolvedor de kernel Linux de longa data e mantenedor de subsistema de bloco, Jens Axboe recentemente expressou suas frustrações com "estrangulamento estúpido", onde seu novo laptop Lenovo X1 Carbon Gen9 é "inutilizável em certos cenários", como compilar o kernel Linux rodando em AC, pois acaba estrangulando todos o caminho até 400 MHz ..
Anyone have a gen 9 Lenovo X1 Carbon and seeing stupid throttling? Almost makes it unusable in certain scenarios. If plugged in to AC and you run a make -j4 kernel compile, it often throttles to 400MHz. Useless...
— Jens Axboe (@axboe) September 16, 2021
Se você se encontra em uma situação semelhante com desempenho de laptop padrão / out-of-the-box muito pobre, descobriu-se que, pelo menos com este laptop Lenovo recente, o perfil de plataforma ACPI de "desempenho" precisa ser usado explicitamente para evitar isso, de outra forma horrível atuação.
This was the solution to my X1 insane throttling issue. Sharing in case anyone else has this problem, because it practically renders the laptop useless... https://t.co/Sa0nca6R6p
— Jens Axboe (@axboe) September 17, 2021
A configuração da preferência do perfil da plataforma pode ser feita na linha de comando por meio da interface / sys / firmware / acpi / platform_profile sysfs, enquanto as próximas atualizações de desktop como GNOME e KDE também estão adicionando controles de IU para configurar mais facilmente o Perfil da Plataforma ACPI.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário