Confira !!
Tem havido rumores de que a Intel está se movendo para oferecer mais recursos habilitados para licenciamento / opt-in para recursos de hardware encontrados em um determinado processador como uma atualização. Estamos vendo agora os sinais do Linux desse suporte chegando com um driver para "Intel Software Defined Silicon" para permitir a ativação segura de tais recursos embutidos no silício do processador, mas disponível apenas como uma opção de up-charge.
Sem comprar novos processadores, o Intel Software Defined Silicon permitirá a ativação de recursos adicionais de hardware na compra de uma licença / atualização. Os detalhes exatos ainda não parecem ser públicos para as "atualizações" que eles oferecerão, mas a Intel está atualmente preparando o suporte ao driver do kernel Linux.
Inicialmente, este suporte de silício definido por software parece estar focado nos processadores Xeon em oposição aos recursos de licença / atualização para processadores Intel Core para desktop / portáteis. Sim, uma década atrás a Intel tentou uma abordagem semelhante no espaço do consumidor com o Intel Upgrade Service, que teve vida curta e nunca viu o suporte do Linux.
O driver Intel Software Defined Silicon (SDSi) é para oferecer suporte ao "mecanismo de pós-fabricação para ativar recursos adicionais de silício".
O driver do kernel do SDSi expõe uma interface por soquete para que seu aplicativo de espaço do usuário possa fornecer um certificado de chave de autenticação que é gravado na NVRAM interna, fornecer sua "carga útil de ativação de capacidade" e ler o certificado de estado do SDSi que mostra o estado de configuração da CPU para um determinado processador.
Este driver de silício definido por software trata apenas da autenticação e do manuseio do SDSi, mas não expõe o que a Intel pode buscar em relação aos recursos de atualização pagos / licenciados no futuro. Existe um patch para este driver de kernel atualmente em revisão. Além disso, este repositório do GitHub agora é público que apenas descreve a interface do sistema operacional para SDSi. Atualmente, a Intel não tem um cliente de espaço do usuário de código aberto ou vamos ver se isso acaba sendo um pacote de software proprietário se permite suporte de compra integrado, etc.
Até a ptóxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário