O servidor Power E1080 é o primeiro em uma nova família de servidores baseados no processador IBM POWER10. Infelizmente, embora nem todo o firmware do POWER10 seja de código aberto.
Enquanto o POWER9 era grande para fãs de código aberto com a formação da OpenPOWER Foundation e Raptor Computing Systems projetando sistemas baseados em POWER9 que são totalmente de código aberto até esquemas e firmware da placa-mãe, o mesmo não pode ser dito atualmente sobre o POWER10 .
A Raptor Computing Systems sugeriu anteriormente que pode não ser muito bom para o POWER10 quando se trata de código aberto e, pelo menos para o lançamento inicial, parece ser assim.
While we applaud the overall extent of source code available for the #POWER10 firmware stack, two key P10-specific firmware components remain closed source at this time. The first is the off-chip OMI DRAM bridge, and the second is the on-chip PPE I/O processor (links below).
— Raptor Computing Sys (@RaptorCompSys) September 8, 2021
Embora a IBM tenha publicado muito do firmware POWER10 como código aberto, permanecer fechado pelo menos por enquanto está sua ponte OMI DRAM fora do chip e seu processador de E / S PPE on-chip.
Por estar bloqueado por não ter firmware de código aberto nessas áreas, o Raptor não está trabalhando atualmente em nenhum design baseado em POWER10, mas espera que com o tempo a IBM abra o código dos componentes restantes.
O firmware da ponte OMI é apenas binário e o processador de E / S PPE também é distribuído como um firmware apenas compilado .
Pelo menos a pilha de firmware POWER10 é mais aberta do que algumas outras plataformas, mas com sorte eles serão capazes de torná-la totalmente open source em um futuro não muito distante, para que Raptor Computing Systems e outros possam fornecer totalmente open source de próxima geração, alta servidores de desempenho.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário