FERRAMENTAS LINUX: O DAMON da Amazon foi mesclado com o Kernel Linux 5.15 para a estrutura de monitoramento de acesso a dados

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O DAMON da Amazon foi mesclado com o Kernel Linux 5.15 para a estrutura de monitoramento de acesso a dados

 Confira 1!


A funcionalidade do kernel DAMON desenvolvida pelos engenheiros da Amazon pousou com sucesso na árvore do Kernel Linux 5.15 .

Como parte dos 147 patches agregados ao kernel hoje por Andrew Morton, a adição mais notável é a fusão da funcionalidade DAMON.

Desde o início de 2020, houve patches fora da Amazon para o DAMON como uma adição de kernel Linux em torno do monitoramento de acessos a dados. DAMON é projetado para uma variedade de casos de uso de análise de comportamento para auxiliar na depuração para lidar com sistemas comprometidos excessivamente. Uma das áreas que recentemente está recebendo alguma atenção e para a construção do DAMON no futuro é a recuperação proativa da memória do sistema .

Depois que o código DAMON passouem torno de três dezenas de rodadas de revisão no último ano e meio, ele foi incorporado hoje à linha principal.

O pouso de hoje não deve ser uma surpresa, já que há um mês Andrew Morton indicou que o pegaria por meio de sua coleção de patches para o 5.15.

O DAMON é um subsistema de estrutura de monitoramento de acesso a dados para o kernel Linux. Os mecanismos principais do DAMON chamados de 'amostragem baseada em região' e 'ajuste de regiões adaptáveis' tornam-no

- preciso (as informações monitoradas são úteis para gerenciamento de memória em nível de DRAM. No entanto, pode não ser apropriado para precisão em nível de cache.),

- leve- peso (a sobrecarga de monitoramento é baixa o suficiente para ser aplicada online sem causar impacto no desempenho das cargas de trabalho de destino.) e

- escalável (o limite superior da sobrecarga de instrumentação é controlável, independentemente do tamanho das cargas de trabalho de destino).

Usando essa estrutura, portanto, os mecanismos de gerenciamento de memória central do kernel, como recuperação e THP, podem ser otimizados para um melhor gerenciamento de memória. Os trabalhos de otimização de gerenciamento de memória experimental que incorrem em alta sobrecarga de instrumentação poderão ter outra tentativa. Enquanto isso, no espaço do usuário, os usuários que possuem algumas cargas de trabalho especiais serão capazes de escrever ferramentas ou aplicativos personalizados para um entendimento mais profundo e otimizações especializadas de seus sistemas.

O código principal DAMON tem pouco menos de quatro mil linhas de código, embora seja muito interessante avançar para ver quais novas soluções baseadas em DAMON podem vir para o kernel. Mais detalhes sobre o DAMON na documentação .





Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário