Confira !!
Embora o Kernel Linux 5.13 tenha conseguido o suporte inicial para Apple Silicon M1 , eram apenas os bits iniciais. Agora, para o Kernel Linux 5.15, estamos vendo outra etapa na criação, com o driver IOMMU da Apple M1 criado pela comunidade sendo mesclado.
Enviado como parte das atualizações do subsistema IOMMU para o kernel Linux 5.15, é o driver DART IOMMU para chips Apple M1. Este driver IOMMU foi criado pela comunidade como parte do projeto "Asahi Linux".
O IOMMU é, obviamente, vital e necessário para colocar seu driver de vídeo em andamento em funcionamento junto com outras funcionalidades neste chip Apple Arm, como USB e PCIe. O PCIe, claro, também é necessário para a ativação de WiFi e Ethernet no M1.
Este IOMMU no Apple M1 tem sido um pouco desafiador para os desenvolvedores, já que o hardware é corrigido para usar um tamanho de página de 16K enquanto há trabalho em andamento para melhorar a infraestrutura, então ele ficará feliz ao usar um kernel com tamanho de página de CPU de 4K.
O driver IOMMU "DART" agora é a linha principal a partir deste pull . Este pull também tem otimizações em torno do desempenho de mapeamento / desmapeamento IOMMU ao mapear / desmapear um número de páginas do mesmo tamanho de página que é suportado pelo hardware IOMMU. No lado da Intel, o Kernel Linux 5.15 muda para o modo escalável VT-d por padrão.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário